• Carregando...

Cascavel – Nem bem começou a funcionar e a delegacia da Polícia Federal de Cascavel, inaugurada há dez dias, já acumula mais de mil processos. O número é semelhante ao das unidades de Maringá e Londrina, que foram criadas há cerca de dez anos. O grande volume se deve ao desmembramento de processos de Guarapuava e Foz do Iguaçu, redirecionados agora para Cascavel.

Por enquanto, a unidade conta com 20 funcionários, entre delegado, escrivães e agentes. Nas próxima semanas, no entanto, deverá ganhar o reforço de mais 20 agentes. A delegacia ainda está sendo estruturada e deve estar totalmente equipada somente em 30 ou 40 dias. A nova delegacia terá um papel estratégico no combate ao tráfico de drogas e armas e contrabando oriundo do Paraguai. A unidade também será a responsável pelo monitoramento on-line dos presos mais perigosos do país, que serão transferidos à penitenciária federal de Catanduvas (que fica a 55 km de Cascavel).

O responsável pela unidade é o delegado José Alberto de Freitas Iegas, 34 anos. Ele vai passar 30 dias em Brasília, para treinamento. Interinamente, o delegado Marcos Paulo Pimentel, de Foz do Iguaçu, cobre a função. Pimentel diz que a Cascavel é uma cidade importante para o trabalho da PF. "A nossa tarefa é investigar os crimes de competência federal. A cidade tem uma posição estratégica, por isso vamos reforçar o combate ao tráfico de drogas e armas e o descaminho."

Somente a Polícia Rodoviária Federal apreendeu no ano passado mais de três toneladas de drogas no perímetro urbano da BR-277 no município. Os crimes contra a Previdência Social e sonegação fiscal também estão na mira da nova delegacia, que foi inaugurada no dia 23 de junho pelo ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos.

A central de computação que irá monitorar 24 horas os presos de Catanduvas ainda não foi instalada. Além de Cascavel, haverá uma central dentro do presídio e outra em Brasília. O presídio também foi inaugurado dia 23 de junho. Os primeiros detentos devem chegar na primeira quinzena deste mês. Sobre as demais atividades administrativas da delegacia, como a expedição de passaporte, registro de estrangeiro, controle de armas, munição e produtos químicos, ele disse que a expectativa é de que os serviços estejam disponíveis em até 40 dias.

A prioridade, segundo Pimentel, é ofertar rapidamente a confecção de passaporte, uma vez que a demanda da região de Cascavel é grande. Atualmente quem precisa fazer o documento é obrigado a se deslocar até Foz do Iguaçu, que fica a 140 quilômetros. A nova unidade atenderá 63 municípios do Oeste e Sudoeste do estado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]