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Brasília – Militares especulam que o acidente do avião da Gol tenha sido causado por um somatório de erros humanos. Essa análise vem das dúvidas sobre por que os dois aviões estavam na mesma altitude, por que as alturas não foram corrigidas quando os alarmes soaram no Legacy e no Boeing da Gol e por que o Centro de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo (Cindacta), em Brasília, não advertiu os dois pilotos para que eles mudassem de altura.

Além do depoimento do piloto americano do Legacy, ontem à tarde, as fitas do Cindacta com as imagens (pontinhos representados por números) dos dois aviões foram resgatadas para serem analisadas.

O último horário em que as aeronaves aparecem no painel de controle foi às 16h48. A partir daí elas desaparecem. Mas há ainda outros registros de contatos do piloto do Legacy falando em emergência informando que precisava pousar na pista da Base de Cachimbo, no sul do Pará. Na hora em que os dois aviões desapareceram da tela, soou um alarme no Cindacta. O operador responsável pela tela, na hora do acidente, também está sendo ouvido.

A investigação aberta pela Força Aérea tem prazo de pelo menos 90 dias, prorrogáveis por mais 30 dias, por quantas vezes forem necessárias, até serem encontradas todas as causas do acidente. Essa investigação tem prazo flexível porque o objetivo da investigação do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) não é buscar culpados, mas verificar todos os motivos que levaram ao acidente e evitar que outros ocorram pelos mesmos problemas. A apuração de responsabilidades penais é da polícia, de acordo com a Aeronáutica.

O piloto do Legacy, que é americano, já foi ouvido. Mas ficará à disposição da Justiça, até que seja liberado para retornar ao seu país. Ele não está detido, mas à disposição para ajudar nas investigações.

O avião, sim, este não pode deixar o país, até porque não tem condições técnicas, para ser detidamente periciado. Não há registro, no entanto, de qualquer comunicação do piloto da Gol depois do choque.

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