• Carregando...
Rodoviária de Ouro Preto, onde dois taxistas foram soterrados na madrugada de terça-feira | Amadeu Barbosa/Jornal Hoje em Dia
Rodoviária de Ouro Preto, onde dois taxistas foram soterrados na madrugada de terça-feira| Foto: Amadeu Barbosa/Jornal Hoje em Dia

Previsão

La Niña deve agravar quadro no sudeste

Folhapress

O fenômeno La Niña pode agravar o problema de alagamentos e deslizamentos em regiões como Rio de Janeiro e Minas Gerais.

De acordo com o meteorologista Marcelo Pinheiro, do Climatempo, o fenômeno causa "falta de chuvas no Sul e frentes frias que passam muito rápido pela região, chegando ao Sudeste com mais frequência." Ele afirma que em anos de La Niña, "a experiência mostra que o número de eventos de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) é maior do que o normal". A ZCAS é o principal fenômeno meteorológico causador de chuva forte durante longos períodos do verão.

Mau sinal

Ainda segundo Pinheiro, um registro atípico este ano são as temperaturas baixas que ocorreram, por exemplo, nos períodos do Natal e do ano-novo. A explicação para este "friozinho" são as frentes frias que vêm acompanhadas de forte massa de ar polar.

Seca deixa 75 cidades de SC e RS em situação de emergência

Folhapress

Enquanto a chuva causa prejuízos e deixa vítimas em Minas Gerais, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina é a seca que castiga a população. A estimativa é que mais de 580 mil pessoas tenham sido atingidas pela estiagem nos dois Estados.

Ao menos 38 municípios de­­cretaram situação de emergência e outros 22 estão em estado de alerta no Rio Grande do Sul. Só no município de Frederico West­phalen, 29 mil pessoas foram atingidas. Em Santa Catarina, foram 37 os municípios que entraram em situação de emergência.

Segundo a Defesa Civil do RS, a chuva que caiu em algumas partes do estado não foi suficiente para evitar os efeitos da estiagem. Entretanto, o racionamento de água em Novo Hamburgo foi suspenso. Desde 28 de novembro, os moradores estavam com o consumo de água reduzido por causa da falta de chuva.

A previsão para hoje é de possibilidade de chuvas em áreas isoladas no nordeste do estado. Nas demais regiões, o tempo permanece nublado.

A Defesa Civil de Minas Gerais confirmou ontem que oito pessoas morreram por causa das chuvas que atingem o estado desde outubro de 2010. Seis das vítimas morreram neste ano. Ontem, em Ouro Preto, os bombeiros localizaram o corpo do taxista Denílson Maciel de Araújo, de 31 anos. Ele e outro taxista, Juliano Alves, de 28 anos, foram soterrados na madrugada de terça-feira após o ponto de táxi da rodoviária municipal onde ambos se encontravam ser atingido por um deslizamento de encosta. Naquele dia mesmo o corpo de Alves foi resgatado. Até ontem à noite, as equipes permaneciam no local e continuam os trabalhos de escavação à procura de outra possível vítima.O número de cidades em situação de emergência chega a 66, segundo boletim divulgado pelo órgão hoje. Outros 53 municípios foram atingidos, mas não decretaram emergência. Mais de 10 mil pessoas tiveram de deixar suas casas até o momento, 3.260 imóveis foram danificados e 96, destruídos.

Rio de Janeiro

O excesso de chuvas continua causando destruição no estado fluminense. Em Santo Antonio de Pádua, no noroeste do Rio de Janeiro, são mais de 12 mil desabrigados. O município é o que enfrenta mais problemas no estado, devido à cheia do Rio Pomba que corta a cidade.

Até o momento, seis municípios decretaram situação de emergência: Laje do Muriaé, Santo Antônio de Pádua, Itaperuna, Italva, Cardoso Moreira e Miracema.

De acordo com o boletim da Defesa Civil, outros municípios sofrem com as inundações, como Aperibé, que conta 1,8 mil desalojados e 60 desabrigados; Italva, com 500 pessoas desalojadas e 90 desabrigadas; Cardoso Moreira, 447 desalojados e 80 desabrigados.

Drama capixaba

No Espírito Santo, 23 municípios do interior foram afetados pelas chuvas, sendo que os municípios de Ibatiba e Domingos Martins decretaram situação de emergência. Levantamento da Defesa Civil mostra que 12.135 pessoas sofrem com o mau tempo. Deste total, 178 estão desabrigadas e outras 1.029 estão desalojadas. No total, 562 imóveis foram danificadas pelas chuvas, deslizamentos e quedas de árvores. Doze pessoas ficaram feridas no estado e uma morreu na cidade de Piúma após ser atingida por uma estrutura metálica que desabou.

Nos primeiros dias do ano choveu em Vitória 67,2% do previsto para o mês, que é de 150 mm.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]