• Carregando...

A Minerais do Paraná (Mineropar) e a Defesa Civil do estado devem estabelecer uma parceria para a elaboração do mapa das áreas de risco no Paraná. A empresa vai oferecer os mapas geológicos e geomorfológicos – onde constam as informações sobre rochas, relevos e fragilidades ambientais - que são mantidos atualizados, para subsidiar o mapeamento das áreas de risco em todo o estado.

Esta análise está a cargo da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Paraná, que estuda as formas de firmar a parceria oficial com a Mineropar. O capitão Eduardo Gomes Pinheiro, chefe da seção operacional da Defesa Civil Estadual, informa que alguns dados já são compartilhados. "Para a realização deste mapeamento, no entanto, vamos estudar qual é a melhor forma de estabelecer a parceria. Ainda não fizemos uma aproximação definitiva", comenta.

Uma mudança na legislação, ocorrida em dezembro de 2010, transferiu a responsabilidade do mapeamento para a Defesa Civil estadual. Anteriormente, era o órgão em cada município que faria o levantamento de dados. Ainda segundo Pinheiro, ainda não há uma previsão de prazos para a finalização deste mapeamento. "Estamos nos preparando e definindo detalhes para efetivar o recolhimento destas informações, que são complexas", afirma.

De acordo com informações da Agência Estadual de Notícias, o presidente da Mineropar, Eduardo Salamuni, já afirmou que os geólogos que formam o quadro da Mineropar poderão trabalhar em estreita colaboração com a Defesa Civil do estado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]