• Carregando...
O trânsito no elevado Costa e Silva, nome oficial do Minhocão, já é fechado à noite (21h30 às 6h30) de segunda a sexta e aos domingos | Carlos Severo/Fotos Públicas
O trânsito no elevado Costa e Silva, nome oficial do Minhocão, já é fechado à noite (21h30 às 6h30) de segunda a sexta e aos domingos| Foto: Carlos Severo/Fotos Públicas

A prefeitura de São Paulo anunciou nesta segunda-feira (6) o fechamento do Minhocão para automóveis todas as tardes de sábado. A medida passa a valer já no próximo dia 11, a partir das 15 h.

A gestão Fernando Haddad (PT) já havia decidido pelo fechamento, conforme a Folha de S.Paulo noticiou, mas montou uma estratégia para reduzir questionamentos antes do anúncio oficial.

Técnicos da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) avaliaram o trânsito da região em dois dias de testes e, segundo a prefeitura, concluíram que houve “baixo impacto na fluidez veicular”.

“Estudos realizados nos dias 20/06 e 04/07 indicaram que o trânsito na região transcorreu dentro da normalidade, bem como o serviço de transporte coletivo”, informou a CET. Os estudos detalhados não foram divulgados.

O trânsito no elevado Costa e Silva, nome oficial do Minhocão, já é fechado à noite (21h30 às 6h30) de segunda a sexta e aos domingos. Com a nova medida, a via ficará fechada por quase 40 horas: das 15 h de sábado às 6h30 de segunda.

O objetivo do fechamento, segundo a prefeitura, é transformar os 2,8 km do Minhocão em uma área de lazer aberta a pedestres, ciclistas e skatistas.

Um projeto de lei aprovado na Câmara em primeira votação também determina o fechamento do elevado aos sábados, mas o dia todo.

A proposta, que ainda precisa ser aprovada em segunda discussão e ser sancionada pelo prefeito antes de entrar em vigor, prevê o fechamento das 21h30 da sexta às 6h30 da segunda.

Os moradores da região do elevado se dividem quanto ao futuro da estrutura.

Uma parte defende que o trânsito de automóveis seja fechado definitivamente e que no local seja criado um parque.

Outros defendem que o Minhocão seja demolido aos poucos - dizem que ele pode ser “desmontada” - e que as vias embaixo dele sejam revitalizadas.

Rotas

Segundo a CET, haverá agentes de trânsito nas imediações do Minhocão no próximo sábado (11) para orientar os motoristas sobre as rotas alternativas.

No sentido oeste o trajeto deve ser feito pela praça Roosevelt, rua Amaral Gurgel, largo do Arouche e avenidas Duque de Caxias, São João, General Olímpio da Silveira e Francisco Matarazzo.

No sentido leste, o caminho recomendado é pela avenida General Olímpio da Silveira, ruas das Palmeiras, Sebastião Pereira e Amaral Gurgel e praça Roosevelt.

A companhia diz que ainda poderão ser feitos “ajustes nas sinalizações vertical, horizontal e semafórica para garantir a fluidez do tráfego” na região.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]