• Carregando...

O Ministério da Saúde emitiu uma nota condenando o uso de inseticidas para o combate à dengue em Foz do Iguaçu. Ao longo da semana, a prefeitura fez uma mobilização em toda a cidade para a população aplicar inseticida de forma simultânea durante cinco dias, sempre a partir das 21 horas. Foram distribuídos 80 mil tubos de spray gratuitamente.

Conforme a nota, o Minis­tério da Saúde recomenda o uso de inseticidas aerosóis em casos onde há comprovação da transmissão da dengue evidenciada por critérios epidemiológicos. No entanto, de acordo com as normas técnicas, a aplicação só pode ser feita por meio de equipamentos específicos de nebulização costais motorizados ou montados em veículos, atividade restrita às equipes das secretarias estaduais e municipais de Saúde.

A nota ainda ressalta que não há evidência científica de que o inseticida funcione em surtos de dengue. O ministério também deixa claro no documento que o uso "inadequado e indiscriminado de inseticidas poderá causar graves consequências ao meio ambiente e interferir na eficácia dos programas de controle.

A principal delas diz respeito ao processo de resistência do mosquito Aedes aegypti aos produtos em uso. Esse fenômeno, que já ocorre em diversas regiões do Brasil, inclusive em Foz de Iguaçu, corroboram a inadequação dessa prática".

Uso experimental

O diretor de Vigilância à Saúde do município, Cássio Lobato, diz que o programa nacional de combate à dengue contempla mobilizações sociais, mutirões, educação e parceria com a população. Segundo ele, o município tem feito parcerias e uso experimental do inseticida, produto aprovado pela Anvisa e Minis­tério da Saúde que está à venda no comércio, conforme Lobato. "Tenho a certeza que não erramos em nenhum momento".

Lobato argumenta ainda que o município respeita a opinião do Ministério da Saúde, mas no rótulo do próprio produto há indicação para combate à dengue. Na avaliação dele, a mobilização, inédita na cidade e iniciada na última segunda-feira com o prefeito Paulo Mac Donald Ghisi chamando a população a partir do toque de sino da igreja matriz, reforçou a união da população no combate à dengue.

"Não abro mão de utilizar todos os expedientes necessários e legais para poder proteger a população do mosquito da dengue. Dentro da legalidade nós vamos usar, mesmo de forma experimental". Os inseticidade foram doados à prefeitura pela multinacional SC Jhonson.

O município preparou para este sábado uma nova etapa da campanha com um grande panelaço chamando a atenção da população para limpar as casas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]