• Carregando...
Mandetta
O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.| Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Um guia de como deve ser feito o manejo de corpos das vítimas do novo coronavírus (Covid-19) ou mesmo de pessoas que vierem a morrer com suspeita da doença foi divulgado pelo Ministério da Saúde. As recomendações devem ser seguidas pelas funerárias, equipes de saúde dos hospitais e familiares dos mortos.

De acordo com as orientações do documento, os corpos devem ser retirados por uma equipe de saúde, utilizando as medidas de precaução como o uso dos EPIs (máscaras, luvas e demais acessórios).

Será necessário também que as famílias, além dos profissionais de medicina legal, sigam esse protocolo rigoroso. O guia explica que os corpos podem ser cremados ou enterrados, mas recomenda que se evite velórios com muita gente e em locais fechados. A orientação é para que os cadáveres sejam velados em lugares ventilados e abertos, com, no máximo, 10 pessoas, e respeitando a distância de dois metros entre cada um dos presentes.

No local do velório, o caixão deve permanecer lacrado o tempo todo. Pessoas que estão no grupo de risco não devem participar e, além disso, a presença de pessoas com problemas respiratórios deve ser evitada.

Os familiares do falecido também devem receber orientações de como fazer a desinfecção dos ambientes e objetos e para isso devem utilizar água sanitária.

No caso de a pessoa - com suspeita de ter o novo coronavírus ou caso confirmado - falecer em casa, é necessário comunicar a morte imediatamente ao serviço de saúde, como aos bombeiros ou ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), por meio dos telefones 193 ou 192, respectivamente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]