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Rio – O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, lançou, ontem, no Rio de Janeiro, a campanha de prevenção dos riscos do consumo de bebidas alcoólicas. As peças publicitárias vão ser divulgadas na tevê e no rádio e têm como alvo principal os jovens e adolescentes.

A campanha faz parte da política nacional sobre bebidas alcoólicas, lançada em maio deste ano. Nos vídeos, são feitos alertas para os riscos da combinação entre o álcool e o trânsito. O ministro afirmou que grande parte dos acidentes de trânsito com vítimas está associada ao uso de bebidas alcoólicas, tanto por parte do condutor do veículo, quanto por parte de pedestres, vítimas de atropelamento.

Segundo o Ministério da Saúde, o consumo de bebidas alcoólicas por adolescentes de 12 a 17 anos cresceu de 48%, em 2001, para 54,3% em 2005. O álcool está relacionado a 61% dos acidentes de trânsito e a 52% dos casos de violência doméstica em todo o país.

De acordo o ministro, a intenção não é proibir o consumo, mas prevenir a população sobre os excessos do álcool. O ministério também pretende regulamentar o monitoramento das propagandas de bebidas alcóolicas, incentivar pesquisas sobre danos à saúde, e promover ações que restrinjam os pontos-de-venda e o consumo de álcool. Segundo Temporão, também está em estudo a proibição da venda em postos de gasolina e em rodovias federais e estaduais.

Nos últimos 30 dias, o ministério concluiu uma pesquisa feita por telefone em todas as capitais do país. Os resultados mostraram que Salvador apresentou o maior consumo abusivo de álcool, e São Paulo, o menor. Um outro estudo mostrou que 30% dos estudantes entrevistados, de 10 a 12 anos de idade, afirmaram que bebem com alguma freqüência. Os números sobem para 52% entre pessoas de 15 e 16 anos.

Da população em geral, 44% dos entrevistados afirmaram consumir álcool. A faixa etária que apresenta o maior consumo é entre 18 e 24 anos. De acordo com o ministro, o estudo mostrou que o consumo de álcool está sendo registrado em faixas etárias cada vez menores.

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