• Carregando...

O secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, disse nesta quarta-feira (11) que o apagão que atingiu boa parte do País na noite de terça-feira e madrugada desta quarta foi causado pela queda de três linhas de transmissão de Furnas que transportam energia da hidrelétrica de Itaipu. Foram elas: duas linhas entre os municípios de Ivaiporã (Paraná) e Itaberá (São Paulo) e uma terceira entre Itaberá e Tijuco Petro (em São Paulo).

Segundo o secretário, a queda foi causada por "condições meteorológicas adversas", mas ele não especificou quais foram. De acordo com Zimmermann, o sistema já voltou a operar e o apagão teve uma duração total de quatro horas.

O apagão atingiu nove estados e mais o Distrito Federal (veja imagens). Uma reunião à tarde em Brasília deve tentar decifrar melhor as causas do apagão e também responder porque as usinas termelétricas que deveriam funcionar em caso de interrupção de Itaipu não tenham sido acionadas.

Itaipu

Uma nota divulgada pela Itaipu, por volta das 11 horas desta quarta-feira, informa que a usina voltou a operar normalmente, com 18 unidades, ainda durante a madrugada, depois de ter a produção paralisada. O texto informa que nenhuma das máquinas chegou a desligar. "Elas ficaram operando no vazio, à espera do restabelecimento do sistema", informa. Apesar disso, o comunicado diz que a causa do blecaute ainda é desconhecida. De acordo com a hidrelétrica, às 10h30, Itaipu gerava 9.870 megawatts-hora (MWH), dos quais 5.894 em 50 Hz e outros 4.007 em 60 Hz. Desse total, estavam sendo enviados para o Brasil 9.050 MWh e 750 MWh para o Paraguai. "Durante a madrugada, o vertedouro passou a escoar mais de 11 mil metros cúbicos por segundo, já que apenas duas unidades estavam operando. Pela manhã, quando a geração estava restabelecida, estavam sendo vertidos 1.742 metros cúbicos por segundo.", diz a nota. Segundo a Itaipu, a pane ocorreu exatamente às 22h14 de terça-feira. Por efeito dominó, inclusive o sistema paraguaio teve o fornecimento de energia interrompido. No Paraguai, a energia foi restabelecida 15 minutos depois. Logo a seguir, uma pequena carga em 60 Hz começou a ser mandada para a Copel. As unidades foram progressivamente entrando no sistema elétrico brasileiro, até a geração voltar ao normal, pela manhã.

A hipótese mais provável para o blecaute, segundo a nota, é que tenha havido algum acidente que afetou um ou mais pontos do sistema de transmissão, inclusive o de Furnas, responsável por levar a energia de Itaipu para o sul e sudeste.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]