• Carregando...

São Paulo – O Ministério da Saúde espera vacinar 11 milhões de idosos em todo o país até o dia 5 de maio, quando termina a campanha de vacinação contra a gripe. Mais de 6,2 milhões de idosos já receberam a imunização. O número representa 39,3% do total da população idosa brasileira, que é de 15,7 milhões de pessoas.

A meta fixada pelo governo é vacinar 70% dos idosos (11 milhões), mas, devido aos bons resultados da campanha, a governo já cogita superar este númeor, repetindo o que aconteceu em 2005, quando 84% dos idosos tomaram a vacina. Em São Paulo, 1,4 milhão de idosos já haviam sido imunizados até o fim da tarde de sábado, o que equivale a 40% da população maior de 60 anos do estado.

Dia D

Embora a campanha tenha começado no dia 24 de abril, Ministério da Saúde, estados e municípios realizaram no último sábado o "Dia D’’ da campanha em todo o país. Mais de 251 mil pessoas, entre servidores e voluntários, foram mobilizadas em 73,7 mil postos de vacinação para garantir a aplicação da vacina que protege contra a gripe. Foram utilizados 27,7 mil veículos, incluindo carros e barcos para a locomoção das equipes, além de uma aeronave.

Recursos

O investimento do Ministério da Saúde na campanha é de R$ 130,5 milhões, dos quais R$ 118,6 milhões foram aplicados na compra de 18,6 milhões de doses contra o vírus influenza. O restante dos recursos foi utilizado na aquisição de 240 mil doses contra pneumococos, de quatro milhões de doses contra difteria e tétano e de um milhão de doses contra febre amarela. Essas outras vacinas serão utilizadas para fazer a atualização da carteira de vacinação dos idosos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]