• Carregando...

O Ministério Público do Paraná (MP-PR), por meio da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor, de São José dos Pinhais, acompanha a situação do sistema de iluminação da pista do Aeroporto Internacional Afonso Pena. A promotoria recebeu uma denúncia de um usuário do terminal que, em maio, alertou sobre a inexistência de lâmpadas ILS na pista, que não teriam sido substituídas e estavam causando atrasos nos voos.

A Infraero informou ao MP-PR, na terça-feira (14), que já fez a manutenção corretiva e que "o sistema de auxílio visual de luzes de eixo da pista - ALS F2", que é um "componente acessório do ILS CAT II", foi restabelecido no dia 21 de abril. A empresa também informou que a contratação dos serviços de implantação e complementação de dutos e bases metálicas para luminárias embutidas está em fase de elaboração contratual para início da execução, que deve ocorrer em, aproximadamente, 30 dias.

O MP-PR vai acompanhar a situação para verificar se o caso será resolvido.

Obras

Na última semana, o superintendente do Aeroporto Afonso Pena, Antonio Pallu, confirmou que as obras para substituição das luzes do eixo da pista do aeroporto, que guiam pousos e decolagens, serão iniciadas em agosto e por seis meses devem provocar mudanças nos voos do terminal. Para a realização da obra, o aeroporto será fechado de segunda a quinta-feira entre 0h e 6h e há uma possibilidade de também ser fechado nos fins de semana, entre as 14h de sábado e o meio-dia de domingo.

Segundo Pallu, a licitação para a obra está na fase de análise de preços. O valor previsto em edital é de R$ 19.352.331,55 e dois consórcios disputam a licitação. Quando as obras forem iniciadas, caberá às companhias aéreas decidir pela realocação ou cancelamento dos voos.

O superintendente confirmou que o fechamento do Afonso Pena das 14h dos sábados às 12h dos domingos está sendo negociado e é apenas uma possibilidade. Uma pesquisa informal realizada pela reportagem aponta que, em um fim de semana normal, 25 aeronaves partem de Curitiba para os aeroportos de Guarulhos e Congonhas, em São Paulo, no período de 22 horas que pode ser afetado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]