• Carregando...

Atualizado em 28/06/06 às 16h23

O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, pediu demissão do cargo alegando problemas particulares e o pedido foi aceito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com quem conversou por uma hora e meia na noite de terça-feira.

Segundo a assessoria de imprensa do Ministério da Agricultura, a esposa do ministro passa por problemas de saúde desde o ano passado, o que seria um dos motivos para sua saída. Ele cancelou a viagem que faria a Genebra nesta semana, onde participaria das negociações da Rodada de Doha da Organização Mundial do Comércio (OMC), que estão em um momento crucial.

Rodrigues está no Ministério desde a posse de Lula. Sem filiação partidária, era considerado, a exemplo do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Luiz Fernando Furlan, um técnico com grande conhecimento de sua área.

O ministro negociou com o Ministério da Fazenda um pacote com várias medidas de auxílio ao setor, anunciado recentemente. Ainda nesta quarta-feira, o ministro participara de evento da 2ª Semana dos Alimentos Orgânicos, promovida pelo Ministério da Agricultura. No evento, Rodrigues manifestara bom humor e disse que o tema da conversa com Lula na noite anterior havia sido sobre conjuntura e sobre medidas do Conselho Monetário Nacional (CMN) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para o pacote agrícola.

O ministro já havia afirmado que não pretendia continuar no governo na possibilidade de Lula conquistar um novo mandato.Por várias vezes nos últimos dois anos, em meio à crise agrícola, surgiram comentário de que ele pediria demissão. Rodrigues criticou, em diversas ocasiões, a postura da equipe econômica em relação aos pedidos de sua pasta, mas recentemente havia afirmado que o relacionamento havia melhorado.

Protagonizou um dos mais comentados bate-bocas do governo Lula, quando se opôs ao agora titular da Fazenda, Guido Mantega. Em março de 2004, Mantega ainda comandava o Planejamento, quando Rodrigues - irritado com a falta de solução para uma greve de fiscais que causara prejuízo de R$500 milhões em produtos que deixaram de ser exportados - chamou o colega de "vagabundo", numa reunião com parlamentares. Leia mais sobre a atuação do ministro, que nunca temeu polêmica com o governo.

Roberto Rodrigues nasceu em Cordeirópolis, em São Paulo, em 1942. Líder empresarial agrícola, o ex-ministro sempre cobrou medidas de fortalecimento do agronegócio e é engenheiro agrônomo formado pela USP.

Caiado diz estar surpreso com saída de Rodrigues do governo

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]