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McCarthy: autor de "A Estrada" vendeu a máquina de escrever que comprou em 1963 por 50 dólares. | Divulgação
McCarthy: autor de "A Estrada" vendeu a máquina de escrever que comprou em 1963 por 50 dólares.| Foto: Divulgação

Parceria Pública-Privada

Serra propõe trem até Cumbica

O governador de São Paulo, José Serra, disse ontem que apresentou uma proposta para melhorar o acesso dos usuários aos aeroportos de Cumbica, em Guarulhos, e de Viracopos, em Campinas. Serra propôs uma Parceria Público-Privada (PPP) para viabilizar a construção de um trem expresso da capital paulista até o Aeroporto de Guarulhos. A obra custaria R$ 3,4 bilhões, dos quais R$ 1,5 bilhão caberia ao governo estadual, R$ 580 milhões ao governo federal, e R$ 1,32 bilhão à iniciativa privada. De acordo com estudo da Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos, o sistema ficaria pronto em 2010.

Para aumentar a segurança, Serra declarou ser necessário construir uma área de escape no entorno do Aeroporto de Congonhas, a médio prazo. Ele afirmou que a prefeitura apóia a proposta, mas que a responsabilidade para colocá-la em prática é da Infraero.

São Paulo – O ministro da Defesa, Nelson Jobim, visitou ontem o Aeroporto de Congonhas e o local do acidente com o Airbus A320 da empresa aérea TAM, que colidiu com um terminal de cargas na semana passada. Jobim foi também ao Instituto Médico-Legal (IML) acompanhar o trabalho de identificação de um dos corpos.

"O único registro que posso fazer nesse momento sobre isso é uma imensa lamentação. Quero dizer a vocês que é rigorosamente impactante, para não dizer horroroso. E isso não demanda palavras, mas ações", disse.

A vistoria de Jobim começou pela pista principal do aeroporto, que está fechada desde o dia do acidente para a realização de perícia da Polícia Federal. Depois, o ministro atravessou a Avenida Washington Luís até o local do acidente. Subiu em uma escada dos bombeiros para ter uma visão de toda área atingida pela aeronave e depois seguiu para o IML.

Jobim disse que será realizada uma reunião do Conselho de Aviação Civil (Conac), às 12 horas da segunda-feira, no Ministério da Defesa. "É necessário extinguir Congonhas como centro de distribuição de escalas. Ou seja, Congonhas (deve) voltar a ser um aeroporto de vôos diretos, e não de escalas e conexões", afirmou o ministro.

O órgão, disse ele, deve referendar a decisão de que Congonhas deixe de ser um hub (local de conexões), passando a servir apenas para operações de vôos diretos, sem escala, e de distâncias curtas. O ministro se reuniu ontem, em São Paulo, com o governador José Serra (PSDB), o prefeito Gilberto Kassab (DEM) e empresários.

Segundo Jobim, a idéia é que sete milhões de passageiros que utilizam o aeroporto de Congonhas sejam transferidos para os aeroportos de Cumbica, em Guarulhos, e Viracopos, em Campinas. Congonhas recebe 15 milhões de passageiros por ano. Jobim admitiu que Cumbica e Viracopos precisam de uma série de obras, tanto para melhoria das instalações portuárias quanto ao acesso a eles. O ministro disse também que a aviação executiva será transferida o "máximo possível" para o aeroporto de Jundiaí.

Na avaliação de Jobim, essas medidas são o caminho para solucionar o problema de Congonhas e ampliar a segurança dos passageiros. O ministro confirmou que o Conac deve pedir à Anac um estudo para reestruturar a malha aérea nacional. Ele destacou ainda, que o governo federal discute, neste momento, soluções de curto e médio prazos para o setor aéreo.

À imprensa, ele disse que não fará nenhuma manifestação sobre o acidente, porque ainda é objeto de investigações. "Não vamos dar uma resposta irresponsável".

Infra-estrutura

Diante do governador Serra, que rechaçou a construção de um terceiro aeroporto na região de São Paulo, Jobim disse que o novo aeroporto será uma solução de longo prazo que será examinada pelo governo federal. "No momento, buscamos soluções para a desconcentração de Congonhas e otimização de Cumbica e Viracopos", declarou. O ministro reconheceu que a responsabilidade do governo federal vai além da construção da terceira pista de Cumbica e envolve, também, a melhoria do acesso ao aeroporto.

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