• Carregando...

O ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, pregou o fim do corporativismo na polícia ontem, durante a solenidade de inauguração da nova sede da Superintendência da Polícia Federal (PF) no Paraná, em Curitiba. Em seu discurso, ele disse que a segurança pública precisa de "inteligência, corregedoria e integração". "É preciso que as polícias saibam cortar na própria carne. Precisamos de uma polícia purificada", afirmou Bastos, que confirmou que a aparição de ontem foi sua última como ministro, já que deve deixar a pasta na próxima segunda-feira.

Além de Bastos, participaram da solenidade o governador Roberto Requião, o diretor-geral da PF, Paulo Lacerda, e o vice-prefeito de Curitiba, Luciano Ducci. A mudança da PF para o novo prédio na Rua Sandalia Monzon, no bairro Santa Cândida, vai acontecer depois de 34 anos na Rua Ubaldino do Amaral, no Alto da Glória.

A nova sede, próxima ao terminal de ônibus da Santa Cândida, vai concentrar quase todos os serviços que atualmente são feitos em quatro endereços – dois na Ubaldino do Amaral, três no Centro e um no Bacacheri. Por enquanto, a idéia é manter somente a Coordenação de Operações Especiais da Fronteira (Coesf) na sede da Ubaldino. O terreno, de 32 mil metros quadrados, foi cedido pela prefeitura de Curitiba e será incorporado ao patrimônio da União.

São 18 mil metros quadrados de área construída, com heliponto, laboratório, carceragem com seis celas, local para conferência entre presos e advogados, com vidros e microfone, e espaço destinado ao público, já que a emissão de passaportes também passará a ser feita na nova sede. A transferência de todos os serviços ainda depende da compra de móveis e equipamentos de informática, que estão em fase de licitação. O governo federal investiu cerca de R$ 25 milhões na construção do novo prédio, que começou em agosto de 2002.

"O prédio tem o que há de mais moderno, tudo foi construído nos moldes de segurança internacionais. Até as louças dos banheiros e os chuveiros, que não quebram e são à prova de fogo", afirmou o agente Altair Menosso, responsável pela comunicação social da PF no Paraná.

Segundo o superintendente da PF no Paraná, Jaber Saadi, a mudança será feita de forma gradativa. "Será um espaço digno da importância do trabalho que a Polícia Federal exerce. A sociedade será atendida com maior conforto e rapidez", afirmou. (JML)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]