• Carregando...

São Paulo - O jeito curitibano, um pouco tí­­mido, mas muito persistente do estilista Jefferson Kulig aos poucos conquistou seu espaço no panteão da moda brasileira. Kulig apresentou sua coleção de inverno ontem, no penúltimo dia do São Paulo Fashion Week, e foi bastante aplau­­­dido. Como sempre, o criador olhou para o futuro, mas desta vez manteve os pés plantados no chão – o que resultou em uma coleção que equilibrou bem o conceito da marca com a proposta comercial.

O estilista partiu do tema "mesclar" e literalmente misturou vários elementos nos seus looks: o esportivo com alfaiataria clássica, couro com sisal e moletom, paetê com jérsei. "É um diálogo entre as diversas tribos", resumiu nos bastidores. A tecnologia continua presente nas estampas digitais e no TK borracha, reeditado em cortes laser que dão ao tecido o aspecto de uma renda. A silhueta vem próxima ao corpo, mas sem grudar. Cores fortes, como o amarelo, quebram marrons sóbrios. As modelagens vêm em formas circulares nos ombros e no pescoço, e as sabotas (sandálias de salto com prolongamento nas pernas) foram detalhadamente bordadas.

A tarde teve espaço também para um videodesfile, apresentação conceitual do coletivo OEstu­dio, que preferiu apresentar sua coleção num imenso telão, e para o desfile-show da grife paulistana Neon, que nesta temporada inspirou-se nos bichos. No centro da passarela, um imenso leão cenográfico. Se alguns looks foram bem literais – entraram na passarela a mulher-elefante, a mulher-tucano e a mulher-coruja –, os estilistas Dudu Bertholini e Rita Comparato não trilharam o caminho do óbvio nos looks que devem ser levados a sério. Boas estampas (de patos, pied-de-poule ampliado na seda, montaria, borboletas) apareceram em camisas e vestidos soltos. A Neon repete a fórmula das mangas amplas e de impacto, mas faz boa alfaiataria, misturando num único casaco camadas de tecidos de cores fortes, como o roxo, o vermelho e o amarelo ouro. Até as peças em couro são coloridas. A blusa em seda com a cabeça de um elefante estampada em toda a parte de trás é daquelas peças que identificarão a marca neste inverno. A modelo curitibana Bruna Brito, vice-campeã da última edição do programa Brazil’s Next Top Model, fez parte do casting do desfile.

Os outros desfiles do dia foram: Alexandre Herchcovitch masculino (leia crítica no blog do Viver Bem), Wilson Ranieri e Lino Villaventura. O São Paulo Fashion Week termina hoje com o desfile de Andre Lima.

A jornalista viajou a convite do evento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]