• Carregando...

Cerca de 150 policiais federais, fiscais da Receita Federal e policiais rodoviários federais de Foz do Iguaçu, no Oeste do estado, aderiram nesta quinta-feira (29) ao Dia Nacional de Mobilização em Defesa das Fronteiras do Brasil. Os servidores se concentraram durante quase todo o dia na Ponte Internacional da Amizade e no posto de fiscalização da Polícia Rodoviária Federal em Santa Terezinha de Itaipu.

Muitos turistas e moradores da região foram surpreendidos e tiveram que esperar em média quase duas horas para poder cruzar a fronteira. Do lado brasileiro, a fila de veículos se estendeu por cerca de dois quilômetros ao longo da BR-277. A demora para atravessar a Ponte da Amizade, entre Foz e Ciudad del Este (PY), foi provocada pelo reforço na fiscalização de quem entrava no país com mercadorias trazidas do Paraguai.

A mobilização pretende chamar a atenção da sociedade e das autoridades para a necessidade de reestruturação dos órgãos fiscais e de segurança que atuam no 16,8 mil quilômetros de fronteira do país. Entre as reivindicações está a implantação do adicional de fronteira – acréscimos de 10% do salário, uma indenização pelos riscos das atividades realizadas nas regiões limítrofes –, melhor aparelhamento e ampliação do atual efetivo.

A falta de estrutura, apontam os agentes, tem deixado as fronteiras "de portas abertas" para o tráfico de drogas e de armas e o contrabando. A delegacia da PF em Foz do Iguaçu, a maior do país, conta com 217 policiais, quando o ideal seria um número ao menos três vezes maior. A região concentra alguns dos pontos mais vulneráveis e mais utilizados pelo crime organizado internacional, como o Lago de Itaipu e o Rio Paraná.

De acordo com representantes das categorias, a mobilização contou com a participação de servidores de todos os 11 estados que fazem fronteira com os países vizinhos. No Paraná, houve adesão também em Cascavel e Guaíra, na divisa com o Mato Grosso do Sul.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]