| Foto: Divulgação

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Há seis anos o Ler e Pensar contribui com a formação dos alunos da Escola Municipal Bortolo Lovato, de Almirante Tamandaré, na Grande Curitiba. O envolvimento costuma ser tamanho que no Concurso Cultural Ler e Pensar 2014 o colégio conquistou o reconhecimento Hors Concours na categoria Mobilização, que valoriza os vencedores em alguma das categorias mais de três vezes.

Em 2014, porém, a parceria com o projeto provocou transformações ainda mais significativas, motivando mudanças na vida dos apoiados pela Comunidade Fonte de Misericórdia, ONG próxima da escola que atende pessoas em tratamento contra drogas.

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Após serem usadas em sala de aula, as edições da Gazeta do Povo são compartilhadas pelos alunos (foto) com a ONG, cujos atendidos começaram ver seus dias transformados pela informação. Após a leitura das notícias, eles registram em um caderno cedido pela escola as impressões sobre cada matéria lida.

Segundo a diretora da escola, Vera Von Kriguer, um dos relatos mais impactantes foi o de um acolhido que disse perceber que o jornal o aproximou do mundo e o fez retomar o hábito da leitura. “O que motivou a ação foi a vontade de expandir o projeto para fora da escola. Mais de trinta alunos do 5º ano fizeram visitas ao local para ver de perto o processo”, conta Vera.

Transformação

Além das atividades com o jornal em sala, capazes de incentivar a leitura e possibilitar aos professores trabalhar a interdisciplinaridade conforme as diretrizes curriculares, envolver as famílias dos alunos é outra preocupação constante da escola. Em parceria com a Associação de Pais e Mestres e funcionários, bolsas e diários foram confeccionados para que os alunos possam levar o periódico para casa e voltar com um caderno preenchido pelas anotações dos pais sobre as reportagens lidas e discutidas em família. “Muitos não tinham o hábito de ler jornal e, graças às atividades, a realidade hoje faz parte do cotidiano deles, que também passaram a frequentar mais a escola e a participar da vida escolar dos filhos”, diz Vera.

A diretora explica que outras mudanças expressivas foram conquistadas: em 2014, o Ideb da Bortolo Lovato passou de 4.7 para 5.7. “O projeto modificou a rotina escolar, fazendo com que a leitura, o conhecimento e a informação fizessem parte do nosso dia a dia. Para os alunos, os benefícios foram o aumento do acesso à tecnologia e ao hábito da leitura.”