• Carregando...

A maior parte da oferta de ensino técnico no Paraná ainda está nas maiores cidades: Curitiba (22.103 alunos matriculados), Londrina (4.084) e Maringá (2.668), segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) de 2010. Mas, nos últimos anos, a expansão da rede tem atendido também cidades menores do interior, como Umuarama, no Oeste do estado.

O maior número de matrículas da cidade está no Colégio Estadual Pedro II, com 323 alunos nos cursos de técnicos em Administração, Informática, Contabilidade e Vendas. No Colégio Agrícola, o curso técnico em Agropecuária, em período integral, tem 94 alunos e uma procura que dobraria o número de vagas, segundo a responsável pela Educação Profissional no Núcleo Regional da Secretaria de Estado da Educação, Regina de Fátima Souza. O colégio espera pela legalização do terreno onde está instalado para brigar pela ampliação na estrutura.

Para 2011, três novos cursos aguardam autorização na cidade: Cuidados com a Pessoa Idosa, Logística e Eventos. Segundo o Núcleo de Educação do município, os cursos profissionalizantes foram retomados em 2004 e não pararam de crescer. Somente em 2010 foram abertos cinco novos cursos. Isso sem contar os dez cursos oferecidos em três estabelecimentos particulares e os tecnólogos das três universidades Universidade Paranaense (Unipar), Universidade Estadual de Maringá e Instituto Federal do Paraná.

O ensinso técnico atrai alunos de municípios vizinhos. Josiane Alves, 21 anos, mora em Mariluz e viaja, todos os dias, 40 quilômetros para estudar Enfermagem em Umuarama. Ela ainda não trabalha e diz que planeja conseguir um emprego na própria cidade quando terminar o curso, no fim deste ano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]