• Carregando...
Composto de material orgânico, sob a ação de minhocas, vira humus |
Composto de material orgânico, sob a ação de minhocas, vira humus| Foto:

Há quatro anos, morador de Curitiba reutiliza todo o lixo que produz

Um morador de Curitiba mostrou os mecanismos que utiliza para evitar que todo o lixo produzido em casa vá para a rua. Há quatro anos, nenhum tipo de dejeto sai da casa de Claudio Oliver. "Sempre que a gente joga o lixo fora, está jogando na cabeça de alguém, ou no ambiente de alguém ou de outra espécie", comenta Oliver, em entrevista ao telejornal ParanáTV da RPCTV.

Ele afirma que para começar a mudar os hábitos e reciclar, o primeiro passo é deixar de utilizar as sacolinhas plásticas. Para as compras, ele sugere utilizar as sacolas retornáveis. Em casa, nos lixos do banheiro e da cozinha, Oliver mostra alternativas. Ele ensina que é possível utilizar, para o lixo do banheiro, por exemplo, uma dobradura com folhas de jornais antigos, que protegem o conteúdo e não permitem qualquer tipo de contato na hora da retirada. "Jornal, quase todo mundo tem em casa. Quem não tem, pode pedir para o vizinho", brinca.

Na cozinha, a maioria dos dejetos pode ser utilizado nas composteiras, que são caixas que recebem restos da preparação de alimentos, cascas de frutas, pós de café, guardanapos, saquinhos de chá. Todo o material, sob a ação de minhocas, transforma o composto em humus, rico em nutrientes para plantas. "A composteira cabe em qualquer apartamento, mesmo que seja pequeno. Depois de 45 dias, é possível usar no quintal ou jardim. Se não tiver esses locais, outra opção é levar para parques e praças, onde as árvores e plantas também precisam do material", explica.

Cada ser humano produz, em média, cerca de 1 quilo de lixo por dia. Atualmente, a produção anual de lixo em todo o planeta é de aproximadamente 400 milhões de toneladas, de acordo com a Ong Ambiente Brasil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]