• Carregando...
Moradores da Rua Tenente Francisco Ferreira de Souza bloquearam a via para protestar contra o alto índice de acidentes na região | Felippe Anibal / Agência de Notícias Gazeta do Povo
Moradores da Rua Tenente Francisco Ferreira de Souza bloquearam a via para protestar contra o alto índice de acidentes na região| Foto: Felippe Anibal / Agência de Notícias Gazeta do Povo

Moradores protestaram contra a falta de sinalização e redutores de velocidade no Boqueirão

  • O Corpo de Bombeiros apagou o fogo e fez a limpeza da Rua Tenente Francisco Ferreira de Souza

Moradores do bairro Boqueirão, em Curitiba, bloquearam por uma hora o cruzamento da Rua Tenente Francisco Ferreira de Souza com a Antonio Scheibel, na tarde desta quarta-feira (16). O ato foi adotado pelos manifestantes para cobrar sinalização e redutores de velocidade no ponto. Segundo os moradores, só na terça-feira (15), houve cinco acidentes no local.

Por volta das 17 horas, os moradores queimaram pneus, formando uma barricada que impediu a passagem de veículos. Um congestionamento se formou em ambas as ruas bloqueadas, mas a Guarda Municipal, que acompanhava a manifestação, não soube dimensionar a fila de veículos. O protesto terminou às 18 horas, quando duas viaturas do Corpo de Bombeiros apagaram o fogo e fizeram a limpeza da via, restabelecendo o tráfego.

Segundo os manifestantes, cerca de cem moradores participaram do ato. No cruzamento, não há qualquer placa de sinalização, indicando qual é a via preferencial e orientando os motoristas. De acordo com a advogada Islaine Rodrigues Dembiski, que mora na região há quatro anos, esta é a principal causa dos acidentes. "Se não tem redutor de velocidade ou um semáforo, a pessoa que está desligada e não mora na região passa direto", alega Islaine.

Os moradores ressaltaram que há quatro escolas nas imediações e que, por isso, há muitas crianças transitando a pé pelas ruas. A Rua Tenente Francisco Ferreira de Souza forma um binário com a Linha Verde, recebendo um fluxo intenso de veículos. Paralela à Marechal Floriano Peixoto, a via acaba servindo como alternativa aos condutores.

Os moradores contam que já enviaram mais de 30 requerimentos à Urbanização de Curitiba (Urbs), pedindo mecanismos que reduzam o número de acidentes no cruzamento. O primeiro deles foi protocolado pelo morador Paulo Henrique Crispim no dia 13 de outubro de 2009, há oito meses. Apesar disso, nenhuma medida teria sido tomada pelas autoridades competentes.

Por meio de sua assessoria de imprensa, a Diretran informou que a Rua Antonio Schiebel foi recapeada, mas que já recebeu placas de sinalização alertando para a preferencial e orientando os motoristas a pararem. De acordo com a Diretran, já está programado um reforço na sinalização, com a pintura de sinalização no asfalto. As obras devem acontecer até a metade da próxima semana. A Diretran alerta que é essencial que motoristas observem e respeitem a sinalização.

A Rua Tenente Francisco Ferreira de Souza é uma das principais da região. Ela é paralela à Avenia Marechal Floriano e fica próxima ao Terminal do Carmo.

Confira no mapa a localização das ruas Tenente Francisco ferreira de Souza e Antônio Schiebel.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]