• Carregando...

Os moradores de Itaperuçu, na região metropolitana, estão revoltados com a falta de ônibus do transporte coletivo que faz a linha direta Itaperuçu – Curitiba. Eles reclamam que há superlotação, provocada pelos poucos ônibus que fazem o percurso. "Cerca de 80% da população de Itaperuçu trabalha em Curitiba e colocam uma linha apenas", reclamou o morador Fábio de Oliveira, que trabalha como vendedor em um shopping de Curitiba.

Oliveira disse que agora com o fim de ano triplicou o movimento de passageiros nos ônibus, mas o número de veículos permanece o mesmo. A linha Itaperuçu – Curitiba sai de frente do Shopping Mueller e vai direto para a cidade. "As pessoas que saem das faculdades e cursinhos, que saem do trabalho, voltam com o ônibus lotado. O ônibus passa pela Rodovia dos Minérios inteira e viaja superlotado", contou.

O morador disse que o ônibus sai de hora em hora e nos horários de pico a demanda não é atendida. Existem muitos passageiros para pouco espaço. "O pessoal está revoltado na cidade. A capacidade nos ônibus é para no máximo 70 pessoas, mas tem dias que o número de passageiros dentro dos ônibus chega quase a 100. A viagem leva uma hora e muitos vão sentados em cima do motor, espremidos. Se acontecer algum acidente, várias pessoas vão ficar feridas. Não dá nem para se mexer dentro dos ônibus".

Oliveira afirmou que se colocassem ônibus a cada 30 minutos já ajudaria bastante. A empresa Viação do Sul Ltda., responsável pela linha, afirmou que nos horários de pico existem vários ônibus circulando. "Nós temos os carros, mas a Urbs precisa enviar um ofício para liberar uma nova tabela de horários", disse Alan Ricardo, fiscal de tráfego da Viação do Sul.

Ricardo aconselhou a população a fazer um abaixo assinado e pedir mais ônibus para a Urbs. De acordo com a assessoria de imprensa da Urbs, isso não será necessário. No início de 2010, quando começarem as aulas do ano letivo, a Urbs fará uma avaliação para fazer uma readequação da linha. Se for notado que há necessidade de mais ônibus será feita a ampliação da frota.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]