Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Clima

Moradores de Rio Negro começam a voltar para casa

Pessoas afetadas pela enchente ficaram uma semana em abrigos ou na casa de parentes. No Paraná, 52 municípios foram atingidos pelas chuvas

Depois de uma semana em abrigos ou casas de parentes, moradores de Rio Negro, na divisa do Paraná com Santa Catarina, começaram a voltar para suas casas nesta terça-feira (4). De acordo com o telejornal ParanáTV 2ª Edição, da RPC TV, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros ainda vão fiscalizar as áreas mais afetadas para determinar o retorno com segurança das pessoas que vivem nas regiões próximas ao rio.

Ainda há casas alagadas nos bairros mais próximos ao rio. Em uma praça, os bancos começam a aparecer. O Rio Negro, que corta a cidade, chegou a ficar 11 metros acima do nível normal.

Balanço

Entre os dias 21 e 27 de abril, período em que as chuvas castigaram o Paraná, a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil contabilizou 287.186 pessoas afetadas pelo mau tempo em 52 municípios. As informações foram divulgadas em um boletim nesta terça. Foram atingidas 5.158 residências, deixando 31.771 pessoas desalojadas (aquelas que são encaminhadas para a casa de parentes) e 4.498 desabrigados (aqueles que procuram abrigos públicos).

Em General Carneiro, Rio Negro e União da Vitória ainda há pessoas desabrigadas. No Paraná, oito cidades decretaram situação de emergência: Pinhais, Piraquara, Colombo, Prudentópolis, Manfrinópolis, Francisco Beltrão, Guaratuba e Rio Negro. Nesta terça, a Secretaria Nacional de Defesa Civil ainda reconheceu situação de emergência em outros oito municípios no estado, em razão de vendavais, enxurradas e granizo. Os municípios que tiveram o reconhecimento são Irati, Rosário do Ivaí, Tupãssi, Itapejara do Oeste, Umuarama, Pinhalão, Sapopema e Tomazina.

Municípios

As 52 cidades afetadas pelas chuvas de abril no estado são: Almirante Tamandaré, Araucária, Antonio Olinto, Barracão, Bela Vista da Caroba, Bom Jesus do Sul, Bom Sucesso do Sul, Braganey, Campina Grande do Sul, Campo Mourão, Cascavel, Céu Azul, Chopinzinho, Colombo, Coronel Vivída, Curitiba, Flor da Serra do Sul, Francisco Beltrão, General Carneiro, Guamiranga, Guaratuba, Imbituva, Irati, Manfrinópolis, Manoel Ribas, Marmeleiro, Marechal Cândido Rondon, Morretes, Palmas, Pato Branco, Paranaguá, Piraquara, Pinhais, Porto Amazonas, Prudentópolis, Quatro Barras, Rebouças, Rio Branco do Sul, Rio Negro, Salgado Filho, Salto do Lontra, Santa Tereza do Oeste, São Jorge do Oeste, São José dos Pinhais, São João, São Mateus do Sul, Saudade do Iguaçu, Teixeira Soares, Toledo, Vera Curz do Oeste, Verê e União da Vitória.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.