• Carregando...

Cerca de 100 moradores do Jardim Itaqui, em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, bloquearam durante cerca de 4h a Avenida Rui Barbosa, próximo ao viaduto da BR-277, na manhã desta quinta-feira (2). Aproximadamente 50 famílias moram na área desde 2001 e protestaram contra as condições precárias de moradia. "Pedimos a regularização dos lotes ou a relocação dos moradores", explicou Joseane de Oliveira Denirski, que organiza o protesto.

Uma equipe do 17º Batalhão da Polícia Militar (PM) acompanhou o protesto. A PM não soube informar o tamanho do congestionamento que se formou no trecho. Segundo Joseane, os manifestantes liberaram o trânsito esporadicamente para não provocar muito prejuízo aos motoristas. No final da manhã, parte do grupo foi recebido por representantes da secretaria municipal de meio ambiente, da prefeitura de São José dos Pinhais, para discutir algum acordo.

O terreno, na verdade, é do governo estadual, e foi adquirido em 1995. Em 1998 o estado decretou a área de preservação ambiental, para conservar locais próximos ao Rio Itaqui.

Joseane sabe que as moradias onde os manifestantes moram são irregulares, mas afirma que os habitantes do local teriam sido vítimas de dois estelionatários, que venderam os mais de 50 lotes por cerca de R$ 15 mil cada. "Sabemos que a ocupação é irregular, mas precisamos de um posicionamento do governo sobre o que fazer", disse a moradora.

Segundo ela, qualquer tipo de reivindicação que os moradores fazem, seja a de instalação de infra-estrutura básica, numeração das casas, criação de CEP, e até mesmo dos serviços de segurança pública é negado, sob a justificativa de que eles são ‘invasores’. "Mas não temos resposta nenhuma do governo sobre a regularização da área ou nossa relocação", contou. De acordo com Joseane, os moradores negociam os pedidos com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema), uma vez que a área ocupada é de preservação ambiental.

Em junho deste ano, os moradores protestaram contra a Mineradora Saara, que extraía areia do terreno. Segundo Joseane, houve acordo com a empresa, e não há mais extração.

A Gazeta do Povo Online entrou em contato com a Sema e aguarda uma resposta sobre as reivindicações dos moradores. A reportagem não consegui falar com ninguém na secretaria municipal de meio ambiente de São José dos Pinhais para falar sobre o impasse.

Veja também
    0 COMENTÁRIO(S)
    Deixe sua opinião
    Use este espaço apenas para a comunicação de erros

    Máximo de 700 caracteres [0]