• Carregando...
Mariana ganhou concursos de beleza | AFP
Mariana ganhou concursos de beleza| Foto: AFP

A modelo Mariana Bridi, de 20 anos, morreu na madrugada de ontem, segundo confirmaram funcionários do hospital Dório Silva, em Serra (ES). Eleita Miss das Américas em 2007, Mariana foi transferida para o hospital no dia 3, com choque séptico (falência dos órgãos por infecção generalizada). Vítima de uma infecção rara, ela, primeiro, teve os pés amputados. Na terça-feira, os médicos precisaram retirar também as mãos para que ela continuasse com chances de sobreviver.

No dia 2 de janeiro, a modelo apresentou sinais de infecção urinária, como febre e dores. O quadro, que parecia simples, evoluiu para uma infecção generalizada (sepse), provocada pela bactéria Pseudomonas aeroginosa.

Faltou oxigenação nas extremidades do corpo da modelo, daí a necessidade de amputação. Ela também precisou passar por sessões de hemodiálise.

Mariana começou a trilhar a carreira de modelo aos 14 anos. Disputou por duas vezes o Miss Mundo. Em 2006, na África, ganhou o título de 4º rosto mais bonito do mundo. No ano seguinte, ganhou o prêmio de corpo mais bonito no concurso Miss Biquíni Internacional.

Segundo a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib), a sepse é uma resposta a uma agressão infecciosa no organismo. "Todos podemos ter infecções como a de garganta, por exemplo, que pode evoluir para sepse" explica Ederlon Rezende, um dos diretores da Amib. "Às vezes, a reposta é tão intensa que provoca outras consequências."

Segundo estimativas dos especialistas, somente entre 2% e 5% dos casos evoluem para quadros tão graves. Nesses casos, a mortalidade chega a 80%. É mais comum em pessoas com o sistema imunológico prejudicado, como pacientes de câncer. Mas, segundo Rezende, outro fator que contribui é a predisposição genética.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]