• Carregando...
Vacinação contra a febre amarela: corrida aos postos de saíde | Gladys Santoro
Vacinação contra a febre amarela: corrida aos postos de saíde| Foto: Gladys Santoro

Ribeirão Claro - Equipes da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e da Secretaria Estadual de Saúde confirmaram ontem que encontraram pelo menos nove corpos de macacos em matas na região de Ribeirão Claro, no Norte Pioneiro do Paraná. Apesar de ainda depender de exames do material recolhido, é praticamente certo que os primatas tenham morrido em decorrência da febre amarela. O aparecimento desses animais mortos indica que o vírus causador da doença já está presente na região.

Desde a semana passada equipes da Sesa e da Funasa estão em alerta na região do entorno da represa de Xavantes, na divisa entre o Paraná e o estado de São Paulo. Os agentes vasculham matas e vacinam a população, principalmente a que vive no campo. Em Piraju (SP), a menos de 40 km da divisa com o Paraná, a febre amarela já matou sete pessoas. Na região já são nove óbitos.

De acordo com o chefe da Divisão de Atenção à Saúde da 19ª Regional de Saúde, de Jacarezinho, Fabrício Luciano Rocha, o resultado dos exames do material colhido dos animais mortos deve ser revelado somente em 20 dias.

Com aumento dos casos suspeitos no Sudeste paulista – 42 até agora –, começou ontem uma corrida dos paulistas aos postos de saúde de cidades paranaenses. Segundo a Regional de Saúde, as pessoas chegam em vans, ônibus e até caminhões, principalmente em Jacarezinho e Ribeirão Claro.

Conforme Rocha, as unidades de saúde paranaenses não podem impedir que essas pessoas sejam imunizadas, por isso já pediu mais 30 mil doses da vacina. Inicialmente foram enviadas à região 50 mil doses.

Na terça-feira, a diretora da 19ª Regional de Saúde, Cleide Cesco explicou que uma equipe de entomologistas está fazendo uma varredura para capturar o mosquito transmissor da doença. "Eles têm uma armadilha própria para capturar esses insetos. A ideia é combater o transmissor antes que ele chegue à área urbana", disse.

Cleide Cesco também garantiu que não vai faltar vacina na região. "Temos as vacinas e a secretaria [estadual da Saúde] já disponibilizou outro lote, portanto a população pode ficar tranquila."

Durante esse período, os postos de saúde darão prioridade à imunização de crianças acima dos 9 meses de idade e às pessoas que não tomaram a vacina nos últimos dez anos (prazo de validade da vacina).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]