• Carregando...

O Ministério da Saúde constatou queda no número de casos, internações e mortes provocadas pela malária entre 2005 e 2009. Os casos passaram de 607.801, há cinco anos, para 306.908, no ano passado. As mortes diminuíram 52%, de 122 para 58. A quantidade de pessoas hospitalizadas caiu 60%, de 11.149 para 4.442 no período analisado. As informações são do Ministério da Saúde.

Para o coordenador do Programa Nacional de Controle da Malária, José Ladislau, a redução nos indicadores está relacionada à ampliação do acesso ao diagnóstico e tratamento. Em 2003, 48% dos doentes recebiam o tratamento. No ano passado, o porcentual foi de 60%.

Apesar da queda, a incidência da malária continua alta no país. Um dos desafios é amenizar o sabor amargo das drogas usadas para tratar a doença, principal motivo de abandono do tratamento, que dura uma semana. "As pessoas abandonam o tratamento pela metade e aumenta a resistência do parasita ao medicamento", disse.

A malária é causada por um parasita transmitido pela picada da fêmea infectada do mosquito Anopheles. A doença provoca fraqueza, febre alta, calafrios e dores de cabeça e no corpo. Uma pessoa pode ser infectada várias vezes. Não há vacina contra a doença.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]