• Carregando...

Motorista do transporte público dirige e utiliza o celular ao mesmo tempo

Um motorista de ônibus do transporte coletivo de Curitiba foi flagrado por um passageiro, na noite de domingo (19), utilizando o celular enquanto dirigia. A imagem foi gravada em um trecho da linha Santa Cândida-Capão Raso. O motorista dirigia com uma mão e digitava mensagens no celular com a outra.

Em entrevista ao telejornal ParanáTV da RPCTV, o passageiro que fez o flagra, e preferiu não se identificar, disse que o motorista dirigiu cerca de três quilômetros com o ônibus cheio de passageiros. "Ele colocou em risco a vida de terceiros que estavam dentro do ônibus. Essa é uma situação que não pode ocorrer", afirmou.

De acordo com as leis de trânsito, se fosse autuado por um agente ou policial de trânsito, o motorista perderia quatro pontos na carteira de habilitação e receberia uma multa de R$ 85.

O professor de direito no trânsito Marcelo Araújo disse, ao telejornal, que se ocorresse um acidente com homicídio ou lesão corporal o motorista estaria sujeito a responder pela imprudência, assim como qualquer outro imprevisto. "Pelo fato dele estar distraído com o celular, o incidente poderia ocorrer", afirmou Araújo.

Para a Urbanização de Curitiba S/A (Urbs), que regula o transporte coletivo na capital, a punição do motorista é de responsabilidade da empresa que o contratou. A Urbs informou que conta com 12 agentes itinerantes para fiscalizar 6.500 motoristas de ônibus.

O gerente de fiscalização da Urbs, Edson Berleze, disse que não é possível estar em todos os veículos para realizar a fiscalização. Berleze disse ainda que este é um tipo de infração que representa 6% do total de erros cometidos pelos motoristas.

As empresas de ônibus de Curitiba e Região Metropolitana informaram que a atitude do motorista foi irresponsável. O fato não corresponde às orientações e nem ao treinamento recebido pelos cinco mil profissionais que diariamente transportam aproximadamente dois milhões de passageiros. Os usuários do transporte coletivo, ao notarem alguma irregularidade sendo cometida por motoristas ou cobradores, devem comunicar o fato pelo site www.empresasdeonibus.com.br.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]