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Uma cena chamou a atenção dos plantonistas do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) da Ecovia, concessionária que administra o trecho da BR-277 entre Curitiba e o litoral. Por volta das 9 horas, um caminhão passou em alta velocidade pelo posto do quilômetro 35, na Serra do Mar, buzinando e dando sinais de problemas. O resgate acompanhou o caminhão, que, com provável falta de freio, tombou um quilômetro à frente. O motorista foi encaminhado ao Hospital Regional de Paranaguá e passa bem.

"Ele foi muito hábil, pois conseguiu chegar ao final da Serra sem bater, apenas tombando", revela o coordenador de tráfego da concessionária, Walfrido de Oliveira. Apesar de não se saber quando o problema foi diagnosticado, nem o que realmente aconteceu, o aviso ao SAU impediu que um desastre de maiores proporções acontecesse. "Saímos atrás, impedindo ultrapassagens e também o tráfego na pista contrária", lembra o coordenador. Com o tombamento, as cerca de 27 toneladas de soja da carroceria escorreram para a pista, que não precisou ser interditada, já que o material caiu na encosta da pista.

Com placa de Goiânia (GO) e com destino a Paranaguá, o caminhão retrata um caso pouco freqüente mas não raro nas sucessivas curvas que circundam a Serra do Mar. O coordenador atenta para a importância de se fazer uma manutenção constante no veículo, especialmente nos caminhões, antes de iniciar a descida. "A sugestão é que se teste o freio antes de se entrar nas curvas da serra", diz. A manutenção, o controle da velocidade, que não deve ultrapassar o limite, principalmente em dias de chuva, e o descanso diário são as principais dicas de segurança para evitar acidentes na estrada. Todos os dias, passam pela Serra do Mar aproximadamente 2 mil caminhões.

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