Em assembleia realizada na manhã desta quinta-feira (28), motoristas e cobradores da empresa Auto Viação São José decidiram entrar em greve no próximo dia 9. Eles cobram da empresa o cumprimento de uma lei municipal que proíbe que o motorista exerça também o papel do cobrador. A empresa é responsável por cerca de 20 linhas de ônibus. Algumas fazem a conexão entre São José dos Pinhais, município da Região Metropolitana de Curitiba, e a capital paranaense.
A chamada “lei da dupla função” foi aprovada pelo Legislativo local no final do ano passado e entrou em vigor em fevereiro último. Desde então, o Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região (Sindimoc) alega que a empresa não está cumprindo com a regra, mantendo cerca de 80 veículos sem cobradores.
Já a empresa Auto Viação São José, através de nota enviada à reportagem pelo Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp), sustenta que, por se tratar de uma questão complexa, e que pode envolver o aumento do custo da tarifa, “medidas concretas ainda não foram tomadas”.
A Prefeitura de São José dos Pinhais, que chegou a autuar a Auto Viação São José, recebeu outras justificativas da empresa. Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa do Executivo local informou que a Auto Viação São José justificou que a “lei da dupla função” (2487/2014) entra em conflito com o edital de licitação 26/2012, aberto pelo Município para definição das empresas que operariam em determinadas linhas de ônibus. Na justificativa, a empresa lembra que a “lei da dupla função” começou a vigorar depois da licitação.
Para a prefeitura, a concessionária de transporte disse ainda que vai colocar funcionários nos veículos onde não há cobrador para vender o cartão de transporte VEM. Neste caso, para estimular a venda dos cartões eletrônicos, a tarifa custará R$ 2,95, inferior à paga com “dinheiro vivo”, de R$ 3,50.
A empresa é responsável por cerca de 20 linhas de ônibus. Algumas fazem a conexão entre São José dos Pinhais, município da Região Metropolitana de Curitiba, e a capital paranaense.
A “lei da dupla função” foi aprovada pelo Legislativo local no final do ano passado e entrou em vigor no último mês de fevereiro. Desde então, o Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região (Sindimoc) alega que a empresa não está cumprindo com a regra, mantendo cerca de 80 veículos sem cobradores.
Já a empresa Auto Viação São José sustenta que, por se tratar de uma questão complexa, e que pode envolver o aumento do custo da tarifa, “medidas concretas ainda não foram tomadas”.
- Protesto cobra aplicação da “lei da dupla função” em São José dos Pinhais
Justiça suspende norma do CFM que proíbe uso de cloreto de potássio em aborto
Relatório americano expõe falta de transparência e escala da censura no Brasil
STF estabalece regras para cadastro sobre condenados por crimes sexuais contra crianças
Órgão do TSE criado para monitorar redes sociais deu suporte a decisões para derrubar perfis