• Carregando...

Funcionários da Viação Campos Gerais (VCG) – empresa que faz o transporte coletivo em Ponta Grossa – aprovaram nesta quarta-feira (23) indicativo de greve. A paralisação deve começar à 0 hora do próximo dia 29 (terça-feira). Conforme o presidente do sindicato que representa a categoria – Sintropas – Ricardo Peloze, a greve não será realizada se houver contraproposta da empresa ou subsídio da prefeitura de Ponta Grossa ao transporte coletivo.

A votação ocorreria apenas na terça-feira (22), porém, por falta de quórum, foi adiada para esta quarta-feira (23). Além da votação realizada pelos funcionários na sede do Clube Democrata, os votos foram coletados em urnas itinerantes levadas pelo Sindicato até os quatro terminais coletivos.

Dos 1.240 funcionários, 537 votaram, sendo que 480 foram favoráveis à paralisação, 55 foram contrários e dois anularam o voto. A contagem ocorreu na sede do Sintropas e encerrou às 18h30 desta quarta-feira (23).

De acordo com Peloze, os funcionários foram informados dos riscos da paralisação, já que a categoria já fez acordo com a empresa no Tribunal Regional do Trabalho, mas a maioria dos votantes decidiu pela greve. Ele acrescentou que uma nova assembleia, ainda sem data definida, vai definir se 100% dos motoristas e cobradores vão aderir à greve ou se uma parcela da frota irá circular durante o movimento grevista.

A greve durou 17 dias, entre maio e junho, e encerrou após audiência de conciliação no TRT, em Curitiba. A empresa pagou reajuste de 9% nos salários e no tíquete-alimentação. A prefeitura iria apresentar projetos à Câmara Municipal para votar um subsídio único de R$ 2,4 milhões – referente à sobra de orçamento da Câmara – e a encampação dos terminais. O projeto do subsídio foi rejeitado e o da encampação ainda não foi votado. Com os apoios, os salários subiriam 10% e o vale-alimentação mais 50%.

A assessoria de imprensa da VCG informou, após o resultado da votação, que cumpriu com o acordo feito no TRT e que um despacho do órgão confirma o cumprimento, enquanto que a prefeitura não se manifestou sobre o assunto. Cerca de 100 mil pessoas usam o transporte coletivo diariamente em Ponta Grossa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]