• Carregando...

Os motoristas que trafegam pela Avenida Visconde de Guarapuava já podem utilizar as duas novas faixas de trânsito criadas com a proibição do estacionamento em 25 quadras. No entanto, a prefeitura de Curitiba informa que ainda não multará os condutores que porventura parem na avenida, já que negocia com lojistas da rua uma solução para o fim das vagas de estacionamento. A implantação das sinalizações horizontal e vertical foi concluída no feriado. Faixas amarelas foram pintadas nas duas pistas no trecho de 2,9 quilômetros da avenida, entre as ruas Ubaldino do Amaral, no Alto da XV, e Ângelo Sampaio, no Batel. As caixas de estacionamento desapareceram e foi feita uma nova divisão das faixas de circulação – agora são seis faixas nas duas pistas da Visconde. Além disso, placas de "proibido estacionar" foram fixadas em todas as quadras.

Nesta quarta-feira, sob o olhar de reprovação dos comerciantes, operários trabalhavam a todo vapor para finalizar a última modificação na Visconde: o recuo da calçada na esquina com a Rua Barão do Rio Branco, próximo à Câmara Municipal.

Nova reunião

Proibidos de realizar qualquer manifestação que resulte no fechamento da avenida (a Justiça estabeleceu multa de R$ 20 mil por dia para quem descumprir a liminar), os comerciantes aguardam nova reunião com o secretário municipal de governo, Maurício de Sá Ferrante, para tentar um acordo que minimize possíveis prejuízos com o fim do estacionamento. Mas até o fim da tarde desta quarta, a prefeitura não havia informado se o encontro ocorreria nesta quinta ou ficaria para sexta-feira. Já a Câmara de Vereadores deve realizar ainda essa semana audiência pública para discutir o problema e tentar intermediar uma solução.

O ponto de discórdia é o horário de proibição. Pela proposta original, a prefeitura pretende impedir a parada de veículos na Visconde de Guarapuava das 7 às 20 horas nos dias de semana e das 7 às 14 horas no sábado – as placas instaladas no local já alertam os motoristas sobre esse horário. Os lojistas propõem a proibição antes das 9 horas e após às 17 horas – períodos em que o fluxo de veículos é intenso. "Ou então que pelo menos ocorra a proibição só em um lado da rua. Já ajudaria bastante", diz Rozilei Nunes da Rosa Silva, proprietária de uma loja de motos na Visconde há 25 anos.

Segundo a Diretoria de Trânsito (Diretran) de Curitiba, na maioria das 25 quadras já é proibido estacionar. Em 14 delas não se pode parar veículos em um dos lados da rua e em outras quatro, dos dois lados. Só em cinco quadras, antes das mudanças, o estacionamento era liberado dos dois lados.

Se não houver acordo, os comerciantes prometem recorrer na Justiça contra o poder público. "A prefeitura não tem idéia de quantos anos a gente leva para estabelecer um ponto comercial. Estou arrasada com essa liminar e acho que cedo ou tarde vou ter que mudar meu ponto", diz Rozilei.

Motoristas estão satisfeitos com mudanças na Visconde, segundo Prefeitura

Veja na reportagem em vídeo o que os motoristas pensam sobre a mudança

INTERATIVIDADE

Qual sua opinião sobre a retirada das faixas de estacionamento na Avenida Visconde de Guarapuava? Participe do fórum

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]