• Carregando...
“Há milhares de brasileiros afastados de seus direitos, como a habitação e a educação de qualidade. O combate à corrupção visa utilizar recursos em políticas públicas.” Olympio de Sá Sotto Maior Neto, o procurador-geral de Justiça do Ministério Público | Arnaldo Alves/Gazeta do Povo
“Há milhares de brasileiros afastados de seus direitos, como a habitação e a educação de qualidade. O combate à corrupção visa utilizar recursos em políticas públicas.” Olympio de Sá Sotto Maior Neto, o procurador-geral de Justiça do Ministério Público| Foto: Arnaldo Alves/Gazeta do Povo

Agenda

Confira a programação do seminário de lançamento da campanha "O que você tem a ver com a corrupção", dia 22:

8h30 – Abertura.

9 horas – Palestra da Controladoria-Geral da União com Mário Vinicius Clausen Spinelli.

9h30 – Palestra do Movimento pela Ética na Política com Luiz Mário Martinski.

10 horas – Palestra do Movimento Pé-Vermelho, Mãos Limpas com Bruno Galatti.

10h30 – Intervalo.

10h45 – Palestra da ONG Transparência Brasil com Cláudio Weber Abramo.

11h30 – Debate.

14 horas – Questionamentos com os participantes.

14h30 – Formação dos grupos de trabalho.

16 horas – Reunião em plenária para a apresentação das respostas dos grupos aos questionamentos.

17h30 – Conclusão dos trabalhos – Apresentação dos filmes da campanha.

19 horas – Lançamento da campanha "O que você tem a ver com a corrupção?".

O brasileiro é conhecido por tentar levar vantagem nas mais diversas situações do cotidiano. No jargão popular, essa conduta tem nome: "jeitinho brasileiro". Com o intuito de coibir essas atitudes, o Ministério Público Estadual (MP), a Associação Paranaense do Ministério Público e a Fundação Escola do Ministério Público do Paraná lançam, no estado, a campanha "O que você tem a ver com a corrupção", com um seminário ministrado no MP estadual.

A campanha tem cunho educativo, com o objetivo de mostrar que a "esperteza brasileira" não é uma qualidade. "Pretendemos incutir a honestidade nos princípios das crianças para que se alterem pequenos hábitos cotidianos. Com a mudança de valores, a corrupção, que sabemos estar instalada no Brasil, será vista com outros olhos", afirma Moacir Gonçalves Nogueira Neto, coordenador da campanha e do Centro de Apoio das Promotorias de Proteção ao Patrimônio Público e à Ordem Tributária.

Para o procurador-geral de Justiça do MP, Olympio de Sá Sotto Maior Neto, é preciso que o brasileiro entenda que a corrupção está diretamente ligada à falta de qualidade dos serviços públicos. "Há milhares de brasileiros afastados de seus direitos, como a habitação e a educação de qualidade. O combate à corrupção visa utilizar recursos em políticas públicas", explica.

Com a iniciativa, a expectativa é de depurar as instituições brasileiras. "Do Legislativo, Judiciário e Executivo, esperam-se os exemplos de conduta. Eles devem defender os interesses do povo", afirma Sotto Maior Neto. Com a criação de conceitos na educação, aliada às legislações avançadas – como as leis de responsabilidade fiscal e improbidade administrativa –, cria-se a noção de que cada pequeno ato ilícito afeta toda a nação. "Temos que dar esse salto de qualidade nas idéias da sociedade", argumenta Nogueira Neto.

Num primeiro momento, no entanto, a campanha não chegará ao seu público-alvo. "Primeiro, promoveremos a discussão em diversos setores da comunidade paranaense. A idéia é implantar um fórum de debate permanente", explica Nogueira Neto. "Embora o Ministério Público seja o agente deflagrador, espera-se que aumentem as colaborações para a campanha, principalmente de instituições ligadas às escolas. O MP, sozinho, não tem como atingir esse público", completa.

Para se iniciar o debate estudantil sobre a corrupção, pensa-se em distribuir cartilhas explicativas com linguagem atraente para crianças e adolescentes. "Com elas, pode-se propor uma série de trabalhos, como dissertações e discussões, para que se perceba a corrupção como um dos grandes problemas brasileiros", esclarece Sotto Maior Neto. "Depois, pretendemos elaborar campanhas com desportistas e ídolos da música, que os jovens têm como modelo", diz.

* * * * *

Serviço

Lançamento da campanha "O que você tem a ver com a corrupção": sexta-feira, dia 22, a partir das 8h30, no Ministério Público do Paraná (R. Marechal Hermes, 751). A entrada é franca. Mais informações: (41) 3352-2919 ou 3250-4000.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]