• Carregando...

Trinta trabalhadores foram encontrados em situação degradante em fazendas de Palmas, no Centro-Sul do Paraná, e General Carneiro, na região Sul do estado. Os trabalhadores foram localizados durante uma operação realizada entre 14 e 24 de setembro pelo Grupo Especial de Fiscalização Móvel que congrega o Ministério Público do Trabalho e o Ministério do Trabalho e Emprego. A divulgação dos resultados da operação ocorreu na manhã desta segunda-feira (27).

Os funcionários atuavam em fazendas de reflorestamento de pinus. Segundo a coordenadora da operação, Luize Surkamp, o grupo de fiscalização móvel investigava fazendas da região há alguns meses e deflagrou a operação na última semana por causa das irregularidades encontradas nessas propriedades.

De acordo com assessoria de imprensa do MPT, os trabalhadores não tinham água potável, instalações sanitárias, camas, colchões e equipamentos de segurança.

O grupo teve as rescisões contratuais pagas e cada um irá receber três parcelas do seguro-desemprego. Eles também devem receber uma indenização por danos morais.

Os proprietários das fazendas assinaram termo de ajustamento de conduta e irão pagar indenização moral coletiva de R$ 110 mil (no total). O MPT ainda irá decidir como a indenização será paga, pois existe a possibilidade do valor ser revertido em bens para entidades sociais ou então para órgãos públicos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]