• Carregando...

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) promove até amanhã, no parque Newton Freire Maia, em Quatro Barras – a 25 quilômetros de Curitiba – o VI Encontro Estadual dos Sem Terrinha. O objetivo é reunir crianças que vivem em acampamentos e assentamentos do MST no Paraná para atividades lúdicas, de lazer e esporte. Em solenidade marcada para hoje, uma pauta com reivindicações sobre a educação no campo também será entregue pelas crianças ao vice-governador, Orlando Pessuti.

O encontro, que deve reunir cerca de mil crianças entre 7 e 13 anos, faz parte da Jornada Nacional de Luta "Por Escolas Públicas do Campo em Assentamentos e Acampamentos", que ocorre este mês em todo Brasil. "Queremos ampliar a educação para todos os acampamentos do estado, pois só ela permite formar cidadãos ativos e conscientes de seus direitos e deveres", afirma o professor Alessandro Mariano, que trabalha nas Escolas Itinerantes.

Em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, as escolas itinerantes funcionam nos próprios acampamentos e se movimentam com eles. O ensino segue as normas das Diretrizes e Bases da Eduação, mas adapta os conteúdos à realidade dos alunos. "A base da educação é a mesma das escolas públicas, a diferença é que precisamos considerar os desafios enfrentados pelas famílias. Trabalhamos a identidade dessas crianças, fazendo-as compreender os problemas sociais pelos quais passam", conta Mariano, lembrando que a intenção não é formar crianças para a guerrilha, mas para o mundo e os problemas que terão pela frente.

A programação do encontro prevê, além de muitas brincadeiras, oficinas pedagógicas e culturais, estudo do Estatuto da Criança e do Adolescente, visita ao zoológico e uma marcha pelo centro de Curitiba, com destino ao Palácio Iguaçu.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]