• Carregando...
Integrantes do MST protestaram, na manhã desta quarta-feira (24), em frente ao Incra, em Curitiba | Antônio More / Agência de Notícias Gazeta do Povo
Integrantes do MST protestaram, na manhã desta quarta-feira (24), em frente ao Incra, em Curitiba| Foto: Antônio More / Agência de Notícias Gazeta do Povo

Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) fazem uma manifestação, na manhã desta quarta-feira (24), na sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em Curitiba. Cerca de 200 trabalhadores participam da manifestação, que é integrada com outras cidades do Paraná e com outros 17 estados do País.

O MST reivindica ações para a implementação da reforma agrária no Brasil e políticas que resolvam os problemas do Movimento. No Paraná, os trabalhadores buscam o assentamento de 6 mil famílias que estão acampadas em áreas rurais, algumas, segundo a assessoria do MST, por mais de 10 anos.

Com a manifestação, os integrantes querem que a diretoria do Incra no Paraná encaminhe para a sede nacional do Instituto, em Brasília, os decretos das áreas ocupadas, que chegam a 80 mil hectares de terras, segundo a assessoria do Movimento.

Segundo o superintendente do Incra no Paraná, Nilton Bezerra Guedes, o Instituto está em processo avançado no trabalho para a obtenção das terras para os manifestantes. "São ao todo 72 áreas e dessas estamos com negociações avançadas em 32, além do desenvolvimento na infra-estrutura dos assentamentos".

Situação tranquila

O superintendente do Incra informou que os trabalhos na sede em Curitiba não foram interrompidos pelos integrantes do Movimento, que permaneceram no lado de fora da sede. A manifestação é feita por trabalhadores sem-terra do interior do Paraná. Um protesto semelhante, segundo o superintendente, ocorreu na terça-feira (23), em Curitiba. Outros integrantes do MST devem comparecer na sede do Incra até o fim de semana, segundo Guedes.

Na tarde desta quarta-feira, por volta das 14h, os manifestantes do Movimento vão participar de uma audiência com os membros do Incra para apresentação de demandas do interior do Paraná.

Outras manifestações

Além de Curitiba, no Paraná os manifestantes também realizam protestos em Maringá, no Noroeste, Francisco Beltrão, no Sudoeste, e Laranjeiras do Sul, na região Central do Estado.

Na terça-feira (23), manifestantes em Brasília ocuparam a sede do Ministério da Fazenda. No Paraná, também houve protestos da terça em Londrina.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]