• Carregando...

São Paulo (Folhapress) – Militantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem- Terra (MST) promoveram saques, bloqueios de estradas, ocupações de fazendas, marchas e passeatas em vários estados para cobrar a punição dos responsáveis pelo massacre de Eldorado do Carajás (PA), que completou ontem 10 anos.

Em Pernambuco, o MST saqueou dois caminhões no município de São Lourenço da Mata e bloqueou sete trechos de estradas federais. Os caminhões saqueados estavam carregados de massas para biscoito e macarrão.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, os bloqueios ocorreram na BR-408, em São Lourenço; na BR-110, em Petrolândia; na BR-101, em Xexéu; na BR-104, em Caruaru e Quipapá; na BR-232, em São Caetano; e na BR-232, em Pesqueira. Às 15 h, militantes pretendem plantar 19 árvores frutíferas em frente à Chesf (Companhia Hidro Elétrica do São Francisco), em homenagem às vítimas do massacre.

Ontem, também em Pernambuco, cerca de 200 famílias invadiram o Engenho São Bernardo, arrendado para a Usina Petribu, no município de Paudalho.

Na Paraíba, três rodovias também foram ocupadas: a BR-230, em Cajazeiras; a BR-110, em Patos; e a PB-361, em Patos.

Integrantes do governo federal que estiveram ontem em Eldorado do Carajás, porém, saíram em defesa das ações dos movimentos de trabalhadores rurais sem terra em todo o país como forma de homenagear os 19 mortos do massacre ocorrido há dez anos.

Representando o Palácio do Planalto no ato, no sudeste do Pará, o ministro Paulo Vannuchi (Direitos Humanos) disse que o MST é "mal compreendido". "O MST é mal compreendido. É um movimento que tem compromisso com as leis e com as regras da democracia. Ele evita o que ocorre, por exemplo, em outros países, como uma guerra civil."

Para o ouvidor agrário nacional, Gercino José da Silva Filho, desde que dentro da lei, todas as manifestações do MST e dos demais movimentos sociais são "bem-vindas’ pelo governo federal.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]