• Carregando...

Nunca antes nos 11 anos de gestões do PT na Presidência da República — governos Lula e Dilma — o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), e outros grupos que pressionam por reforma agrária, invadiram tão poucas terras como em 2013. Foi o menor registro de ocupações nesse período petista, com 110 invasões. Antes, em 2009, o número de ocupações foi de 173, o ano então mais tranquilo. Para o governo, a geração de emprego no campo e ações como o Bolsa Família explicam a redução do número de invasões. Para a oposição, o MST foi cooptado pelo governo e deixou de ser o "tigre bravo" de antes e se transformou num "dócil gatinho".

Se comparados, os movimentos sociais invadiram muito mais propriedades rurais nos oito anos de governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB) do que nos dois mandatos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e nos três anos de Dilma Rousseff, ambos do PT. A média de ocupação anual no período FHC foi de 305 e nos de Lula e Dilma foi de 224. Ao todo, aconteceram, até agora, 2.468 invasões de terra no período do PT e 2.442 com o PSDB à frente do Palácio do Planalto. Os dados são da Ouvidoria Agrária Nacional, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Apoio ao governo

Considerada a série histórica desde que o governo federal começou a aferir o número de invasões, em 1995, o ano passado significa o segundo menor registro ao longo desses 19 anos. Até então, a maior trégua do MST se deu no eleitoral ano de 2002, quando foram assinaladas apenas 103 ocupações. Os movimentos de luta pela terra apoiaram a candidatura de Lula.

O MST, hoje com o poder de mobilização mais enfraquecido, deu demonstrações ao longo de 2013 da sua proximidade com os petistas e apoio ao partido do governo. Os avanços econômicos são o principal argumento do governo para justificar a desaceleração das invasões de propriedades rurais. O governo rechaça qualquer proximidade indevida com os movimentos sociais ou de tentativa de cooptação.

Ex-ministro do Desen­vol­vimento Agrário no governo de Fernando Henrique, Raul Jungmann, do PPS, afirma que o governo do PT domesticou e cooptou o MST, que não tem mais no poder o inimigo PSDB.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]