• Carregando...

No primeiro debate público, nesta terça-feira (30), para discutir a proposta de mudança de grafia de Foz do Iguaçu para "Foz do Iguassu", a maioria dos participantes que se pronunciaram sobre o assunto foi contra a mudança.

A projeto de lei é de autoria do vereador Djalma Pastorello (PSDB). Cerca de 100 pessoas participaram, mas ao todo os que se pronunciaram foram cerca de 30, entre representantes de instituições e cidadãos comuns da cidade.

Até a mãe do vereador subiu à tribuna para defender o projeto do filho.

Pastorello ouviu muitos pareceres contrários, como da Academia de Letras do Extremo Oeste do Paraná, da Delegacia regional do Sindicato dos Jornalistas, de professores e estudantes.

"Como ficam as outras 14 cidades paranaenses que têm Iguaçu no nome?", questionou um professor. O projeto agora será encaminhado à votação dos vereadores.

Pastorello manifestou-se pedindo o apoio dos demais vereadores para que a matéria seja aprovada quando chegar à votação em plenário. Ele defendeu o resgate histórico da grafia utilizada quando a cidade foi fundada, no início do século passado.

Desde que entrou em tramitação o Projeto de Lei 65/2005 vem causando polêmica não só entre os vereadores, mas também na população em geral. O projeto deve seguir para votação em plenário apenas em outubro.

Debate na internetA maioria dos internautas que deixaram a sua mensagem no fórum de debate (clique para participar) sobre o assunto da Gazeta do Povo Online, desaprova a idéia do vereador.

Para o internauta Ricardo Lucena, por exemplo, a proposta é um absurdo. "Será que o ilustre vereador não tem mais o que fazer e inventa essa"? Já na opinião de Chrisitan Bernert, a mudança valeria desde que: "New York também mude para Nova Iorque, pois nós brasileiros (já que somos nobres estangeiros para os americanos, tanto quanto eles para nós o são!) não estamos acostumados a usar o Y. E também Köln na Alemanha mude para Colônia, porque trema aqui só em palavras como 'inconseqüente'".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]