• Carregando...

Foz do Iguaçu – Se depender da vontade popular, o nome de Foz do Iguaçu continuará sendo escrito com cê-cedilha. É o que aponta o resultado parcial de uma pesquisa feita pela prefeitura. A intenção é sondar a opinião da população antes do prefeito Paulo Mac Donald Ghisi (PDT) sancionar ou vetar o projeto aprovado pela Câmara dos Vereadores que altera a grafia do nome do município para Foz do Iguassu.

A consulta, iniciada no dia 28 de outubro em faculdades, ganhou ontem as ruas. Duas urnas volantes foram colocadas na Avenida Brasil, principal via comercial da cidade. Segundo o coordenador da pesquisa, Evilásio Rocha, até segunda-feira 2.511 pessoas consultadas (89,9% do total), entre alunos, funcionários e pais de estudantes, eram a favor do veto. Apenas 282 (10,1%) moradores mostraram-se simpáticos à idéia do prefeito de sancionar o Iguaçu com dois "s".

"Nós já estamos adaptados e não deveria mudar. As crianças estão acostumadas e falam para deixar como está porque é mais fácil, tem só uma letra", diz a dona de casa Vilma Rocha da Silva, 37 anos. Já para o técnico em informática Wagner da Silva, 17 anos, a mudança na grafia seria bem-vinda. "O nome era assim antigamente. Também é necessário os dois "s" para a divulgação na internet e para os estrangeiros", diz.

Por enquanto, a pesquisa foi realizada em um colégio e quatro faculdades de Foz. Até o dia 13, as urnas estarão sendo disponibilizadas em mais duas faculdades e na Avenida Brasil. O voto não é obrigatório. Além do resultado da pesquisa popular, o prefeito está aguardando a Procuradoria do Município analisar a constitucionalidade do projeto para definir pela sanção ou pelo veto. Mac Donald sempre se mostrou favorável à mudança da grafia, mas em razão das manifestações contrárias da população, decidiu fazer a consulta.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]