• Carregando...
Johanna  durante o primeiro café da manhã do casal durante a passagem pela Bolívia | Divulgação/thebigtrip.se
Johanna durante o primeiro café da manhã do casal durante a passagem pela Bolívia| Foto: Divulgação/thebigtrip.se

Um casal sueco que viajava de bicicleta pelo mundo foi atropelado na manhã desta terça-feira (15) na rodovia BR-317, em Epitaciolândia (a 227 km de Rio Branco). A mulher morreu.

Por volta das 10h30, os dois andavam de bicicleta pela rodovia quando foram atingidos por um Volkswagen Up. Ambos foram levados com ferimentos graves a um hospital na cidade vizinha de Brasileia.

Johanna Charlotte Eklöf, 26, não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Karl Emil Andreas Börner, 25, foi transferido ao Huerb (Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco).

O motorista do carro, o comerciante José Ribamar Mendes Jr., 33, que estava acompanhado da mulher no veículo, permaneceu no local do acidente e prestou socorro ao casal, segundo a Polícia Militar. Ele foi à delegacia da cidade para prestar depoimento e depois foi liberado.

Segundo o delegado de Epitaciolândia, Mardilson Vitorino de Siqueira, o motorista não estava bêbado e disse que dirigia a 100 km/h. O limite da via era de 80 km/h. Mendes Jr. será indiciado por homicídio culposo (quando não há intenção de matar), de acordo com a Polícia Civil.

Segundo testemunhas, o motorista disse que tinha ido à cidade boliviana de Cobija, na fronteira com Brasileia, fazer compras. Ele declarou ainda não ter visto os ciclistas.

O delegado afirmou que Johanna foi atingida pela frente do veículo enquanto pedalava e foi arrastada por cerca de 50 metros. “O casal tinha experiência, viajava o mundo todo de bicicleta. Com certeza estavam pedalando no acostamento. Foi imprudência do motorista”, afirmou.

Ainda de acordo com o delegado, a ambulância do Samu demorou mais de meia hora para chegar ao local porque só existe uma na cidade e ela estava sendo usada no momento do atropelamento do casal.

Em entrevista ao G1, Giovanni Casseb, diretor clínico do Huerb, informou que Börner está consciente, “mas confuso”.

“Ele teve um traumatismo craniano grave e tem fratura na clavícula e múltiplas escoriações pelo corpo”, disse, em entrevista ao portal.

Segundo o Consulado da Suécia em Manaus, a família do casal já foi informada do atropelamento.

Viagem

A jornada do casal começou em janeiro, na cidade de Ushuaia, extremo sul da Argentina. Eles viajaram para o norte pela fronteira com o Chile, cruzaram a Bolívia e o Peru e tinham acabado de chegar ao Brasil.

O mapa da viagem, as histórias e as fotos dos locais visitados pelo casal eram compartilhados no blog The Big Trip.

A última publicação na página do casal no Facebook, em 13 de setembro, mostra que os ciclistas estavam em Puerto Maldonado, no Peru, a 230 km da fronteira com o Brasil. O plano deles era ir para o Alasca (EUA), antes de viajarem para a Ásia.

Em agosto, Johanna teve problemas estomacais e ficou se recuperando em Cusco, no Peru, enquanto Emil e um amigo sueco foram conhecer de bicicleta outra região do país, com floresta. O casal voltou a se reencontrar e continuou a viagem sem o amigo.

Essa não é a primeira experiência de Börner com viagens longas de bicicleta. Em 2011, ele pedalou da Suécia até a Tailândia com o amigo Oscar Bror Johansson. A experiência foi relatada no documentário com o mesmo nome, “The Big Trip”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]