• Carregando...
Fachada do Hospital Erasto Gaertner, em Curitiba. | Aniele Nascimento/Aniele Nascimento
Fachada do Hospital Erasto Gaertner, em Curitiba.| Foto: Aniele Nascimento/Aniele Nascimento

A pensionista Dirce Marques Vianna Costa, de 75 anos, passou por uma nova cirurgia no Hospital Erasto Gaertner, neste sábado (20). O procedimento ocorre um dia após sua família denunciar que o rim direito de Dirce teria sido retirado por engano. O hospital já abriu uma sindicância para apurar o fato.

A equipe médica explicou à família que a cirurgia deste sábado foi para retirar um tumor no rim esquerdo, aquele que Dirce ainda mantém. O procedimento ocorreu pela manhã. No início da tarde ela foi levada para repouso na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), conta Sônia Vianna Landeo, filha da paciente.

Em nota, o Erasto Gaertner anunciou que irá se pronunciar sobre a cirurgia somente na segunda-feira (20). Na manhã deste sábado, o hospital enfrentou um protesto silencioso em apoio a Dirce. Um grupo de mulheres se vestiu de azul - cor preferida da paciente - e se reuniu no estacionamento do hospital. A ação foi organizada pelo grupo de empreendedorismo Clube da Alice, segundo Sônia.

Rim errado

O caso ficou notório após Sônia anunciar pela rede social Facebook que sua mãe havia sido internada para tratar do rim esquerdo, no último dia 12, mas passou por cirurgia que retirou o órgão do lado direito do corpo. O hospital teria admitido o erro, segundo a familiar, que ainda não conseguiu contato com o médico responsável pelo primeiro processo cirúrgico.

Em nota à imprensa, o hospital informou que irá abrir sindicância para apurar o caso, mas reiterou que “não houve erro de lateralidade, ou seja, de ter sido realizada por engano a cirurgia no rim direito ao invés do esquerdo”.

A equipe médica teria notado “lesões suspeitas para neoplasia” em ambos os rins, ou seja, ambos órgãos poderiam ter tumores cancerígenos, segundo o hospital. A instituição ainda argumenta que a primeira cirurgia, do suposto erro médico, contou com o aval da paciente e de dois familiares.

Sônia reitera que, no momento, a preocupação maior dos familiares é que Dirce fique bem e seja bem tratada.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]