• Carregando...

Os contribuintes de Ponta Grossa iniciarão o ano pagando mais inposto. Os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) começam a ser distribuídos na primeira semana de janeiro, já com reajuste de 8%. O aumento é maior do que a inflação de 2005, que deve fechar em 5,5%, mas é inferior ao planejado pela prefeitura. O projeto enviado à Câmara solicitava reajuste de 15%. A proposta foi questionada pelos vereadores, que decidiram cortar o aumento pela metade.

A alegação do governo municipal é de que a arrecadação do tributo está defasada e é insuficiente para suprir os gastos com serviços prestados. O problema, contra-argumentaram os vereadores, não deveria ser resolvido com um reajuste linear e sim por uma avaliação caso a caso. Esse recálculo, de acordo com a atualização da metragem das construções e dos valores de mercado dos imóveis, foi iniciado na gestão anterior e interrompido antes da conclusão. A idéia era recadastrar todos os 100 mil imóveis da cidade e providenciar a informatização do sistema e a elaboração de um banco de dados.

Com inadimplência na casa de 40% e valores-base defasados, a prefeitura esperava conseguir ampliar a receita com a aplicação de um reajuste maior. O corte no reajuste vai reduzir a arrecadação para R$ 16 milhões. O imposto pode ser pago com desconto de 20%, em parcela única, até o dia 8 de fevereiro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]