• Carregando...

Umuarama – Aos poucos, os 50 barracões que o extinto Instituto Brasileiro do Café (IBC) possuía no Paraná até 1990 vão ganhando novos destinos. É o caso do armazém de Umuarama, cedido ontem ao município. O responsável pelo setor de café do Ministério da Agricultura no Paraná, Francisco Barbosa Lima, informou que ainda restam 16 unidades com café, mas a previsão é de que até a metade do próximo ano todos estejam vazios.

Segundo Lima, os armazéns guardam 715 mil sacas de 60 quilos, mas a cada mês são vendidas uma média de 40 mil sacas. A maior parte do café é da safra de 1983/84 e o restante de 88/89. Ele diz que o produto não perde em qualidade por ter sido colhido há mais de 20 anos. A intenção do ministério é manter apenas cinco barracões em pontos estratégicos como os de Jacarezinho, Apucarana, Rolândia, Maringá e Londrina.

Em Umuarama, o barracão era reivindicado pelo município há mais de dez anos. Toda a estrutura do extinto IBC, que totaliza 47.147 metros quadrados, foi cedida à prefeitura, incluindo o barracão de 14.318 metros. A prefeitura informou que vai instalar no local um centro de geração de empregos, através da cessão de espaços para fábricas de alimentos, confecções e estofados.

Além disso, a Justiça Federal quer usar 6 mil metros quadrados do terreno para construir a sua sede na cidade. Segundo a gerência-regional do Patrimônio da União no Paraná, órgão do Ministério do Planejamento, a cessão da estrutura ao município é por tempo indeterminado.

Histórico

Criado em 1952, o IBC foi extinto em 1990 na reforma administrativa implementada pelo então presidente Fernando Collor, por meio de medida provisória. O presidente seguinte, Itamar Franco, recriou o Departamento Nacional do Café e em seguida foi instituído o Conselho Deliberativo da Política Cafeeira (CDPC), com a participação do governo (50%) e representantes do setor cafeeiro (50%), responsável até hoje pelo setor.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]