• Carregando...

Os altos índices de criminalidade nas cidades-gêmeas paranaenses chamam a atenção no estudo do Idesf. Em Guaíra, a média de homicídios é de 99,6 vítimas a cada 100 mil pessoas; em Foz do Iguaçu, é de 63,1 –números bem acima da média de todas as cidades-gêmeas avaliadas, de 34,2, e da média nacional, de 27,7 assassinatos a cada 100 mil pessoas.

Outro dado que chama a atenção é a quantidade de suicídios registrados nas cidades-gêmeas – uma média de 8,7 por 100 mil habitantes contra a média nacional de 5,1. Entre os municípios paranaenses, apenas Foz apresenta índices menores que a média nacional. Barracão surpreende com índice de 20,5 suicídios, perdendo apenas para Tabatinga, no Amazonas, com 29,6, e Paranhos, no Mato Grosso do Sul, com 46,9.

O volume de acidentes de trânsito que resultam em óbito também é maior nas três cidades paranaenses. Enquanto a média de ocorrências desse tipo nas cidades-gêmeas é de 24,6 e no Brasil, de 22,2; em Barracão sobe para 54,7, colocando o município como líder nesse ranking mórbido. Guaíra tem 44,4 mortes por 100 mil pessoas provocadas por acidentes nas estradas e Foz, 34,3.

O número de mortes provocadas por agressões com uso de armas de fogo também é altíssimo em Guaíra e Foz, que novamente ficam em primeiro e segundo lugar entre as cidades-gêmeas, com 86,6 e 54,6 óbitos por 100 mil habitantes. A média nacional é de 19,6.

Avaliação

“Os índices de criminalidade são altos em todas as cidades-gêmeas, mas os de Guaíra e Foz surpreendem. São regiões de fronteira com Paraguai e que sofrem com a violência decorrente do crime organizado. E há outros índices que influenciam, como subemprego e informalidade. A informalidade é um grande problema”, avalia Luciano Barros, presidente do Idesf. De acordo com o levantamento, enquanto a média nacional de emprego formal entre a população economicamente ativa é de 33,5%, em Foz do Iguaçu e Barracão é de 26%; em Guaíra, de 22%. (CP)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]