• Carregando...

Um museu inaugurado nesta semana na Colônia Penal Agrícola de Piraquara (PR), deve reunir objetos e documentos que contarão a história do Sistema Penitenciário paranaense. O espaço ainda não foi aberto ao público para visitação, mas a previsão, segundo a Agência Estadual de Notícias do Paraná, é de que moradores e turistas tenham acesso ao acervo ainda neste ano.

Por enquanto, o museu criado pelo Departamento Penitenciário (Depen) conta com máquinas tipográficas, que eram usadas na Penitenciária Central do Estado. Os equipamentos têm mais de 60 anos e ainda estão em funcionamento. Apenas funcionários do Sistema Penitenciário podem visitar o espaço.

Nos próximos dias, a expectativa é de que o museu receba documentos e objetos que estão em exposição no Museu Paranaense, na mostra "Do Cárcere ao Sistema Penitenciário 1800-1930".

Segundo a Agência de Notícias, para complementar o acervo, 20 mil prontuários e 83 livros de registros de presos estão sendo catalogados e higienizados. O projeto para a criação do museu começou em 2004, com pesquisas no arquivo público, Museu Paranaense e no acervo do Depen.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]