• Carregando...

Quem tem um processo trabalhista em andamento terá uma possibilidade privilegiada, em dezembro, para resolver a questão por meio de um acordo. É que ocorre, entre os dias 1° e 5 de dezembro, a Semana Nacional de Conciliação, e a Justiça do Trabalho do Paraná vai fazer, em Curitiba, um mutirão durante o período – envolvendo acadêmicos de Direito, servidores da Justiça do Trabalho, procuradores do Trabalho e magistrados. Com isso, serão disponibilizados 2,5 mil horários de atendimento (500 por dia), o equivalente ao triplo das audiências que ocorrem diariamente nas 20 Varas do Trabalho da capital.

A desembargadora Rosalie Michaele Bacila Batista, presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR), diz que todos saem ganhando com a conciliação. "A melhor forma de se concluir um processo é por meio da conciliação, pois com o acordo todos saem satisfeitos. Nesse trabalho de mutirão, além de proporcionar maiores condições de acordos, também ofereceremos aos acadêmicos uma situação concreta de aprendizagem. Todos saem ganhando. A Justiça, por ter a sua finalidade cumprida, os acadêmicos pelo aprendizado, e a população, pela conclusão de seus processos", diz.

A presidente do TRT-PR enfatiza que o acordo pode ser feito em qualquer fase de um processo, até mesmo quando já foi dada a sentença e está na fase da execução, período do pagamento. "Muitas vezes a Justiça não encontra bens disponíveis para esse pagamento. Ainda assim é possível a composição entre as partes, para que o processo seja concluído", explica. (VD)

* * * * *

Serviço

Para ter o processo incluído na Semana de Conciliação, é preciso procurar pelos Juízos Auxiliares de Conciliação de 1º e 2º Graus, instalados em Curitiba. O Juízo de 1º Grau fica na Rua Vicente Machado, 400; e o Juízo de 2º Grau, na Rua Vicente Machado, 147. Outras formações pelos fones (41) 3310-7141 e 3310-7360, pelo e-mail semana@trt9.jus.br, ou no site www.trt9.jus.br.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]