• Carregando...
Até rapel foi usado para pintar fachadas vandalizadas | Fotos: André Rodrigues/ Gazeta do Povo
Até rapel foi usado para pintar fachadas vandalizadas| Foto: Fotos: André Rodrigues/ Gazeta do Povo
  • O prefeito Gustavo Fruet participou do mutirão

Cerca de cem pessoas participaram de um mutirão ontem de manhã para pintar estabelecimentos comerciais e residenciais pichados na Rua XV de Novembro, no centro de Curitiba. A iniciativa fez parte da campanha "Pichação é crime. Denuncie", que pretende diminuir a incidência deste delito na cidade, e foi organizado pelo Conselho das Câmaras Setoriais da Associação Comercial do Paraná (ACP) com apoio da Gazeta do Povo.

A ação contou com a ajuda de moradores e comerciantes da região, além do próprio prefeito Gustavo Fruet, que ajudou a pintar a porta da tradicional Confeitaria das Famílias que estava pichada. O objetivo era recuperar a fachada de pelo menos 50 estabelecimentos. Para atingir lugares mais altos, profissionais da empresas envolvidas na ação utilizaram técnicas de rapel.

"Nós temos que melhorar essa situação e todo mundo sai ganhando com isso. É preciso também leis mais rigorosas e aplicáveis, porque isso tudo é vandalismo. Eu acho que temos que combater esse tipo de prática", disse o ambientalista Luis Antônio Idolêncio, que participava das pinturas.

Segundo Camilo Turmina, coordenador do Conselho das Câmaras Setoriais da ACP, o mutirão é uma tentativa de mostrar para a sociedade que é possível combater esse tipo de delito. "Esse é apenas um projeto piloto para dizer que temos de nos unir", disse. Turmina também informou que, até a data do aniversário de Curitiba (29 de março), outros mutirões como este deverão ser realizados na capital.

Crime

Pichar propriedade pública ou particular é crime previsto no artigo 65 da Lei de Crimes Ambientais. Quem é flagrado cometendo o delito fica sujeito a uma multa administrativa de R$ 714,20. Os maiores de idade são encaminhados para a Delegacia do Meio Ambiente, onde assinam termo circunstanciado e se comprometem a responder pelo delito na Justiça. Os menores de idade vão para a Delegacia do Adolescente e cumprem medida socioeducativa.

Serviço

Denúncias de pichações ou de qualquer outro ato de vandalismo podem ser feitas nos telefones 190 (Polícia Militar), 181 (disque-denúncia) e 156 (prefeitura de Curitiba). Em qualquer um desses locais, a identidade do denunciante permanece anônima.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]