• Carregando...

O desgaste de Marina Silva por conta das divergências com Dilma Rousseff e da versão, divulgada pelo próprio governo, de que o Meio Ambiente atrasa o PAC, é hoje disseminado na base aliada no Congresso. Reservadamente, líderes e presidentes de partidos da coalizão já pedem a cabeça da ministra em nome do bom andamento das obras de infra-estrutura. O inferno astral da ministra deve se agravar amanhã, quando os funcionários do Ibama, órgão que perdeu funções nas últimas semanas, prometem uma greve por tempo indeterminado. Os servidores reclamam de não serem recebidos por Marina. Vêem ainda desinformação nas novas atribuições do instituto.

***

No jogo 1 – Doze petistas criaram um novo núcleo na bancada da Câmara, que já é dividida por correntes da sigla. A oficialização do grupo foi decidida em jantar anteontem no apartamento de Paulo Pimenta (RS) em Brasília. No jogo 2 – A maior parte dos deputados do novo núcleo é ligada ao ministro Tarso Genro (Justiça), que medirá forças com o Campo Majoritário no congresso petista, em agosto. Os integrantes, porém, negam que sua intenção seja disputar espaços na sigla. Requisitado – Assessor especial da Presidência, Marco Aurélio Garcia participa em Buenos Aires de seminário sobre campanhas eleitorais. Os custos, dizem auxiliares, são pagos pelo evento. Depois, segue em viagem oficial ao Chile, onde fica até dia 14, com diárias de R$ 1,899 mil. Bipolar – A governista CUT aderiu ao plano de movimentos sociais de realizar no dia 23 uma série de protestos contra a Emenda 3, a nova reforma da Previdência e o projeto que limita o aumento dos gastos com a folha dos servidores em 1,5% mais a inflação, um dos pilares do PAC. Lá e cá – Aécio Neves foi à reunião da Executiva do PSDB pouco antes do jantar com peemedebistas no qual discutiu cenários para 2010. O governador de Minas se disse disposto a percorrer o país e apoiar tucanos nas eleições municipais do ano que vem. Incerta – Horas antes de provocar o caos no plenário ao xingar a deputada Cida Diogo (PT-RJ), Clodovil (PTC-SP) foi ao gabinete de Walfrido dos Mares Guia sem marcar hora. Queria se redimir por não ter reconhecido o ministro quando o encontrou, semanas antes, na Câmara.

Ninguém sabe... – Quem percorreu as quase mil páginas de prestação de contas da campanha de Geraldo Alckmin à Presidência em 2006 sentiu falta da lista de credores da empreitada eleitoral do PSDB. Nomes, quantias, números de notas fiscais: nada disso consta do documento. ...ninguém viu – No TSE, que já está com a prestação de Alckmin na mira pelo fato de o tucano não ter movimentado a conta de candidato, há quem suspeite de que a omissão dos credores tenha por objetivo ajudar o PSDB a tirar o corpo fora das cobranças. Novela – O PSDB acusou o DEM de demagogia por ter descumprido acordo para não obstruir a votação do aumento salarial dos deputados. Para os tucanos, os ex-pefelistas se empenham para parecerem opositores "mais firmes".

Suor – O DEM contratou a agência Natasha, de Paula Lavigne, para assinar o programa da sigla no horário eleitoral. Estreante na política, a produtora quer filmar o prefeito do Rio, Cesar Maia, praticando esportes do Pan. Feriadão – Bento XVI atrapalhou os planos dos petistas da Assembléia paulista, que tiveram reunião de hoje com o presidente do TJ-SP, Celso Limongi, cancelada por causa da visita papal. Eles iriam pedir celeridade nos esclarecimentos pendentes para instalação da CPI da Nossa Caixa.

TIROTEIO

* Da deputada federal Luciana Genro (PSol-RS) sobre os colegas de Câmara que apóiam o aumento de 28,5% em seus salários.

– Não vão desistir desse aumento nem sob ameaça de excomunhão papal.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]