• Carregando...

Acabou à meia-noite deste domingo, após mais de 100 dias em vigor, o horário de verão nas regiões que adotaram o adiantamento da hora no país.

Os moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste devem atrasar os relógios em uma hora a partir de agora.

Em vigor desde 16 de outubro do ano passado, o horário de verão é uma medida que visa a reduzir o consumo de energia nos horários de pico, quando o sistema elétrico nacional corre mais risco de ficar sobrecarregado. A intenção da mudança no horário é fazer com que as pessoas aproveitem a luminosidade desta época do ano, atrasando o horário em que ligam seus equipamentos elétricos em casa. Podendo operar com folga, os riscos de interrupções de fornecimento de energia são evitados.

Outros países, como Estados Unidos, Austrália e México também utilizam a medida como forma de economia. No Brasil, o horário de verão foi utilizado pela primeira vez em 1931. Só a partir de 1985, porém, a medida vem sendo adotada todos os anos sem interrupção.

Economia

Nestes 127 dias - de 16 de outubro a 19 de fevereiro - o Paraná conseguiu uma economia média de 0,5% no consumo de energia. "É um número baixo, mas é importante ressaltar que o objetivo do horário de verão é economizar potência e não energia", explica Christina Courtouke -gerente de coordenação de operação do sistema elétrico da Companhia de Energia Elétrica do Paraná (Copel).

Entre os 10 estados (mais o Distrito Federal) que aderiram ao horário de verão, o Paraná foi o terceiro em economia de energia, junto com Goiás, de acordo com dados do Ministério das Minas e Energia (MME). A demanda no horário de pico – entre as 19 e 22 horas –, que normalmente é de 3,6 mil MW, caiu para aproximadamente 3,4 mil MW.

Em Curitiba

Os 40 relógios eletrônicos que fazem parte do mobiliário urbano de Curitiba serão automaticamente ajustados à meia-noite deste domingo. De acordo com a empresa responsável pela manutenção, os relógios devem continuar funcionando normalmente após a mudança, com informações precisas, garantidas pelo sistema GPS (Global Positioning System) de ajuste automático de horário, que dá a hora exata do local onde o relógio está instalado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]