• Carregando...

Boa Vista - Os casos suspeitos de dengue do vírus tipo 4 em Boa Vista levaram o Ministério da Saúde a enviar ao estado uma equipe para atuar no combate à doença e lançar um alerta a todo o país. Em entrevista na sede da Secre­taria Estadual da Saúde, autoridades de Roraima e do ministério informaram que intensificaram as ações de contenção ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

O secretário-adjunto da Saúde do estado, Alexandre Salomão, disse que foi feita uma triagem na região das casas dos pacientes suspeitos de terem sido infectados pelo vírus tipo 4. Todas as pessoas que apresentaram sintomas febris nos últimos dois meses foram submetidas a um processo de investigação. A ideia é chegar ao foco da doença.

O coordenador do Programa Nacional de Controle da Dengue, Giovanini Coelho, disse que a reintrodução do sorotipo já era prevista em razão de outros países, inclusive a vizinha Vene­zuela, terem registros da doença. "Não existem medidas de controle ou barreiras sanitárias que impeçam a circulação do vírus. O que combate o mosquito, independente do tipo, são as ações de contenção que já estão sendo desenvolvidas, além do apoio da população", disse.

A equipe do ministério ficará no estado em apoio às ações. "Não dá para avaliar se a gente vai ter sucesso ou não, porque o controle do Aedes aegypti é uma atividade complexa, que exige uma série de fatores que estão envolvidos." Ele descartou risco iminente de o vírus se espalhar pelo país. "Pelo cenário atual, di­­ria que não. Até porque os casos de dengue em Roraima estão em uma tendência de redução."

Apesar de serem vírus diferentes, os sintomas se manifestam da mesma maneira. "Não é um vírus mais grave. Mas há o risco de termos uma epidemia desse sorotipo no próximo ano", adianta o coordenador. De janeiro até a primeira semana de agosto, Roraima notificou 7.829 ca­­sos suspeitos de dengue. São 65% casos a mais em relação ao mesmo período de 2009.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]